Filme Netflix, 2022, 1h25min
Nossa sugestão para este final de semana é o filme Em busca de mim, baseado parcialmente em fatos reais, adaptado do livro autobiográfico da holandesa Saskia Noort, 2018.
Sara (Elise Schaap), atormentada por fantasmas do passado e desacertos familiares no presente, decide fazer uma viagem para a Ilha de Stromboli na Itália para descansar.
Angustiada, ela faz do álcool seu refúgio e acaba se envolvendo em situações que culminam em não ter lugar para ficar. Confusa, ela se encontra com o guru Jens (Christian Hillborg), que a acolhe e a envolve em sessões terapêuticas com um grupo que foi a ilha buscar autoconhecimento e superação. O filme aborda situações complicadas, com leveza.
Sara resiste em se entregar às atividades e diálogos propostos por Jens, mas acaba se deixando envolver e começa a perceber que, diferente do que sempre acreditou, a melhor saída ainda é encarar os problemas e os traumas de frente.
A mágica do filme, para além de discutirmos qualidade de cena ou das técnicas utilizadas, é olharmos para a importância de quebrar preconceitos sobre os cuidados em saúde mental.
O recado é: tentar esquecer, tentar não pensar nos traumas e violências sofridas não trazem alívio. Buscar ajuda especializada é o melhor caminho para uma vida com qualidade.
E você, viu o filme?