Você já observou que quando pensamos em cuidados com o corpo e controle de peso, nos preocupamos principalmente com uma boa alimentação e com a prática de atividade física? Daí, chama a atenção quando em uma aula de hidroginástica, a professora @lais_aranha nos lembra que:
Há três aspectos importantes para o controle do peso: atividade física, uma boa alimentação e cuidados com o psicológico.
Somos seres integrais e é impossível dissociar corpo e mente. Podemos observar melhor nossa alimentação, se precisar de informações, temos vários textos sobre o assunto, escritos pela nutricionista Edina Trovões no blog. Ela nos orienta para uma alimentação diversificada, respeitando a realidade e o paladar de cada um. Ela costuma dizer — É preciso se perguntar o que eu como e para que eu como. Como quando sinto fome ou há outras necessidades que busco satisfazer com a comida?
Evitar o sedentarismo e buscar uma rotina de atividades físicas que nos dê prazer, esta é a orientação geral, porém, sabemos que neste nosso Pais gigante e com tantas diferenças sociais, nem todos tem acesso ou tempo disponível para a prática de atividade física, embora reconheça seus benefícios.
Amo caminhada, natação, hidroginástica, musculação. E você? Tem conseguido incluir em sua vida alguma atividade física?
E onde entra nosso emocional? Este aspecto é bem simples para compreendermos, não é? Com o emocional mais harmonioso, autoestima mais elevada, teremos melhores condições para cuidar de outros aspectos das nossas vidas, entre eles o corpo. Mas, aqui também temos outro desafio: os preconceitos, a tendência em minimizar os cuidados com saúde mental, a dificuldade de acesso.
O que quero chamar a atenção neste texto é – saúde é muito mais amplo que costumamos imaginar, precisa ser pensada no individual e cuidada no coletivo. Cuidar do corpo e da mente, considerando a realidade em que estamos vivendo.
Faz sentido para você?
Imagem de Ingela Skullman por Pixabay