Antonia – Uma Sinfonia

por Mª Aparecida Costa

Filme Netflix – 2h 19min – 2019

Sinopse

No final dos anos 20, Antonia Brico enfrenta obstáculos desafiadores em busca do sonho de se tornar a primeira maestrina a reger uma orquestra sinfônica.

Antonia Brico (1902-1989) nasceu na Holanda, mudando-se ainda criança para os Estados Unidos. Desde muito cedo percebeu seu interesse pela música e um profundo desejo de tornar-se maestrina. Na luta por seu sonho supera dificuldades financeiras, falta de incentivo familiar e, sobretudo os preconceitos da época contra a mulher poder ocupar um posto de regente de orquestra.

Foto montagem em que aparecem Antonia Brico (ao fundo) e a atriz Christianne de Bruijn

A história real de Antonia Brico foi tema do documentário Antonia: A Portrait of a Woman em 1974, dirigido por Jill Godmilow e Judy Collins e indicado ao Oscar. O filme atual é ficção e estrelado por Christianne de Bruijn no papel de Antonia.

Ao longo da história da humanidade, mulheres determinadas como Brico deixam um marco divisório de incentivo para que os caminhos de mulheres das próximas gerações sejam mais leves, estimulam sonhos transformadores e conquistas libertadoras.

Antonia, nasceu em uma época em que as mulheres eram incentivadas ao papel de esposa e mãe, ela precisou sacrificar seu lado pessoal em nome de uma carreira profissional. Na sua opinião, hoje, um século depois, a situação da mulher é diferente? Ou à ela ainda cabem uma responsabilidade maior com os cuidados com a família e filhos?

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta