Em pesquisa realizada no segundo semestre de 2020 com 12.136 pessoas das cinco regiões do Brasil, através do ICICT/Fiocruz, Faculdade de Medicina de Petrópolis e do Observatório PICS/Fiocruz, os resultados preliminares apontaram que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) cuidaram da saúde e bem estar de 61,7% dos brasileiros, sendo que 25% deles praticaram mais de quatro modalidades.
Este é um dado interessante, por tratar-se de um aumento expressivo, acima do resultado de pesquisas anteriores. A procura pelas práticas naturais pode ter sido estimulada pelo isolamento social e pela busca de alternativas para aliviar o estresse.
Você sabia que mais de 4.300 municípios brasileiros mantêm alguma modalidade de PICS em serviços do SUS? Caso se interesse, você pode pesquisar em sua região e se beneficiar com estas terapias. Experimente!
A tradição cultural do nosso povo herdada dos antepassados indígenas e africanos, chás, compressas e outras formas de utilização de plantas medicinais, bem como a influencia da cultura oriental em práticas de meditação e relaxamento aproximam o brasileiro das Práticas Naturais, mesmo que ele desconheça a palavra ou o conceito das PICS.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ganharam popularidade a partir da inclusão de 29 práticas no SUS. Sendo elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinas – Fitoterapia, Quiropraxia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia, Yoga.
A escolha dos brasileiros pelas modalidades de Prática Natural é outro dado interessante. Ficaram entre as sete primeiras: a Meditação, o uso de Plantas Medicinais, Reiki, Aromaterapia, Homeopatia, Terapia com Florais e a Yoga.
Veja no quadro a seguir:
As Práticas Naturais incluem informações científicas e populares (algumas milenares). Percebem o humano como um ser integral. Somos corpo, mente e espírito inseridos em um determinado meio social e ambiental, atuam de forma preventiva, ou seja, a prática de qualquer modalidade das PICS tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sua comunidade.
Importante lembrar que as Práticas Naturais não substituem nenhum tipo de tratamento, porém contribuem com a qualidade de vida e com pode ser um importante aliado aos tratamentos convencionais.
Fonte: Boletim Evidências
Saiba Mais: Saúde Zen
Prof. Jaime Kuk
Recife Integrativo
Terapia com Florais