Os conceitos de Yin e Yang fazem parte da filosofia chinesa. Não se sabe como surgiu, sabe-se que é muito antigo e surgiu pela observação e constatação dos processos naturais.
Foi um longo processo histórico até se configurar a noção de Yin e Yang, com a ideia de oposição onde Yang – Significa claridade e Yin – Sombra.
Daí a noção de que tudo na natureza obedece a princípios opostos que se complementam. Temos por exemplo a noção de terra – céu; baixo – alto; pequeno – grande; noite – dia e no nosso corpo temos frente – trás; esquerda – direita. Todos estes princípios que são opostos fazem parte da mesma coisa, não é possível separar o Yin do Yang.
Traz a noção de harmonia. Quando Yin e Yang estão harmônicos teremos processos bons e saudáveis. Quando um dos dois ficam exacerbados teremos desastres naturais e o nosso corpo pode adoecer.
Também trazem a compreensão do movimento. Para podermos dar os passos ao caminhar, um pé tem que ser Yang e outro Yin. Se formos para trás, um pé vai para trás enquanto o outro empurra o chão para a frente, daí temos o deslocamento.
Para pegarmos um objeto dependemos de um dedo oposto ao outro. Os pássaros só podem voar quando forçam as asas para cima e depois para baixo.
Tudo o que se movimenta e transforma tem por trás a noção de oposição e complementariedade.
Tudo tem diversidade, tem etapas. O ciclo do dia, por exemplo, tem o amanhecer, anoitecer e o novo amanhecer.
Também na natureza podemos observar esta diversidade quando pegamos uma planta com variações de tamanho, cores. Este fenômeno se observa nos animais e também é válido para o ser humano. Todos somos humanos mas infinitamente diversos.
Neste vídeo o Professor Jaime Kuk orienta dois exercícios para harmonização do Yin e Yang.
Acesse:
Jaime kuk
Professor de práticas corporais terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa
WatsApp (011) 99564-4584
Capa: Imagem de 29450 por Pixabay
2 comentários
A cosmologia e a poesia da Medicina Tradicional Chinesa é encantadora. O ser humano integral.
Terra – Humano – Céu
As cores, estações do ano, sabores, sentimentos, sons…
Professor Jaime Kuk é um colega meu: biólogo. Sempre digo que ser bióloga(o) é a profissão mais totipotente que existe.
Você e suas contribuições maravilhosas! Gratidão!