Turistando por Salvador, BA

por Mª Aparecida Costa

Este ano tivemos a oportunidade de conhecer Salvador, Bahia em uma viagem curta demais 🙁 . Para nossa felicidade contamos com um roteiro sugerido elo amigo jornalista José Bomfim, o que otimizou nossa agenda e permitiu conhecermos vários lugares em apenas 03 dias.

Compartilhamos com vocês a agenda, fotos e algumas impressões, já adiantando que é uma viagem que vale muito a pena. Confiram ai:

No primeiro dia, um domingo, estivemos na Praia do Flamengo, por sugestão de Clélia, sua companheira e também jornalista. Ela nos levou para conhecer um lugar lindo que faz parte da sua história.

Na Praia do Flamengo encontramos águas tranquilas, bons serviços e alimentos, incluindo acarajés, vatapás e outros alimentos típicos da Bahia. que sugeriu a barraca, a praia, e nos levou

Praia do Flamengo

O segundo dia foi mais intenso. Pela manhã fizemos um passeio a pé pelo Centro Histórico de Salvador, conhecendo prédios históricos, Praça da Sé, Elevador Lacerda e caminhamos pelas ruas do Pelourinho.

Difícil encontrar palavras para descrever o que vimos e sentimos, nesta manhã tivemos contato com a cultura e com a exuberante beleza da Bahia e do povo baiano.

Na foto abaixo você poder ver uma das ruas do Pelourinho onde pode encontrar objetos diversos para decoração e lembrancinhas.

Em uma época em que as ruas são enfeitadas, tivemos a oportunidade de ver o Presépio montado na Praça da Sé.

Almoçamos em um restaurante com refeições variadas, a preços populares, vislumbrando da janela a beleza desta paisagem: sede da Marinha e parte da Baía de Todos-os-Santos.

Sede da Marinha e Baía de Todos-os-Santos

A tarde fizemos um passeio com um motorista previamente contratado. Passamos pelo Mercado Modelo, Praça de Roma (nas instalações do hospital e da Capela de Irmã Dulce), seguimos pela Colina Sagrada até a Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Visitamos a Ponta do Humaitá e retornamos pela Ribeira (bairro antigo localizado na Cidade Baixa, em Salvador, conhecida por seus barzinhos e o pôr-do-sol).

Ponta de Humaitá

A noite saímos para jantar com a amiga Val Cândido, museóloga, que nos levou para um passeio por Campo Grande e Dique de Tororó e nos deleitamos com sua companhia e com a beleza das luzes nas decorações de Natal.

O Dique do Tororó é um manancial natural da cidade de Salvador, onde ficam as esculturas gigantes dos orixás dentro da água (que nesta época do ano ganham destaque pela iluminação de Natal). Fica bem próximo a Arena Fonte Nova.

Dique do Tororó

No último dia ficamos na Barra, tivemos a oportunidade de conhecer a praia, o Farol com seu museu e o Forte da Barra.

Farol da barra

Vejam a beleza da Praia da Barra:

O Forte de Santa Maria foi construído entre os anos de 1627 e 1635 após a primeira invasão holandesa à Bahia. Em 1694 teve a reforma que definiu sua arquitetura atual.

A tarde do último dia o passeio foi no Shopping Paseo Itaigara, para tomarmos um sorvete e bater papo com amiga Celeste Ferreira.

Conhecer Salvador é uma dádiva, um presente, uma emoção. É como abrir uma cortina e desvendar a beleza exuberante da mistura de seres humanos com diferentes costumes, raças e credos.

Há memórias que se eternizam através de registros e fotos, há memórias que ficam em nossos corações agradecidos pela oportunidade de interagir com pessoas, com suas histórias e emoções.

Meu coração voltou repleto – trouxe Dona Alzira com sua história de vida contada rapidamente, a menina Valdirene que prepara uma tapioca que agrega no recheio amor e atenção em uma determinada padaria de um determinado bairro de Salvador.

Porque conhecer um lugar é mais que ver paisagens e fazer selfies. É olhar em seu entorno e encontrar outros olhos, outras pessoas. Meu desejo hoje é que eu possa internalizar, colocar dentro do meu coração, toda a humanidade que recebi na Bahia e toda a alegria que pude desfrutar com sua gente.

Ao povo baiano – as pessoas que citei neste post, aos amigos, aos amigos dos amigos e aos vários anônimos que nos atenderem com um sorriso e, em especial à amiga Glória e seu irmão Zeca, minha eterna gratidão!

Talvez você também goste...

5 comentários

José Bomfim Alves de Oliveira 21.dez.2019 - 06:54

Parabéns, Cida!

Além de Glória (que já compartilhava da sua amizade há tempos), eu, Clélia, Val, Rivaldo ganhamos muito com o seu passeio. E continuamos ganhando por meio dos seus textos e impressões sobre a cidade e todos nós.
Feliz Natal e um Ano-Novo de alegria e paz!
Abraços

Responder
Mª Aparecida Costa 21.dez.2019 - 22:07

Olá amigo! Uma viagem tão rica como esta só poderia render muitas histórias e ideias. Quem ganhou fui eu! Gratidão!! Abraços em todos (e todas) daí!

Responder
Paulo Borges 21.dez.2019 - 21:55

Maravilhoso,lindas fotos, não poderia ter escolhido destino melhor,Amo essa terra linda,viva o verão da bahia.parabens pelas lindas fotos

Responder
Mª Aparecida Costa 21.dez.2019 - 22:05

Obrigada Paulo!! Que bom que você gostou!! Abraços!

Responder
Quiabada Baiana | Viver Depois Dos 50 08.jan.2020 - 07:12

[…] Destaque […]

Responder

Deixar um Comentário