Há muito sei que acordar pela manhã ouvindo o som dos pássaros, ver a paisagem verde ao abrir a janela do meu quarto, permitir que os cheiros de terra molhada, de árvores nativas invadam todo o meu ser é uma das sensações de maior completude e gratidão que consigo experimentar.
Nós que vivemos em grandes cidades estamos tão acostumados com a escassez de áreas verdes, com os ruídos e a poluição do dia a dia que, por vezes vezes minimizamos os efeitos nocivos destes fatores à nossa saúde física e mental.
Em regiões com menos áreas verdes e menores possibilidades de contato com a natureza, há maiores riscos para o desenvolvimento de problemas de saúde, como: problemas respiratórios, cardíacos, alergias, estresse, ansiedade, depressão.
Especialistas afirmam que apenas olhar para uma paisagem já nos transmite uma sensação de relaxamento. Observe que ao sair da cidade, mesmo que para pequenas viagens, o conforto e o prazer já começam a ser sentidos na estrada, só de respirar o ar menos poluído e de contemplar uma paisagem que parece correr na velocidade do carro.
Pesquisas realizadas em vários países comprovam que pessoas que tiveram contato com a natureza conseguem reduzir o cortisol – hormônio do estresse – em até 16%, além de melhorar a frequência cardíaca e o controle de pressão arterial.
Benefícios do contato com a natureza
O contato com a natureza promove sensações de bem estar, liberdade e relaxamento. Reduz tensões musculares, previne e reduz quadros de ansiedade, depressão, estresse, contribui para a capacidade de aprendizado e melhora a qualidade do sono.
Melhora na saúde dos pulmões, do coração, do aparelho digestivo e circulatório. Reduz as chances de desenvolver doenças como obesidade e diabetes, melhora nas alergias e na resistência às bactérias e infecções.
Ou seja, o contato com a natureza tem um efeito benéfico para a nossa saúde física e mental, considerando que somos seres integrais, nosso corpo é um sistema que se comunica incessantemente, quando algo vai bem, este fator vai interferir diretamente em todo o nosso organismo.
Para ter saúde, procure desenvolver atividades como:
- Andar descalço, em contato direto com a terra;
- Respirar ar puro;
- Ouvir sons da natureza;
- Tomar sol por pelo menos 15 minutos ao dia;
- Sentir os aromas naturais;
- Ter contato com animais.
Um dia no campo é capaz de proporcionar o contato com vários elementos da natureza – e muitas vezes nem precisa ir tão longe. Andar descalço na grama úmida pelo orvalho da manhã, abraçar ou meditar sob a sombra de uma árvore são atividades que refazem, revigoram e trazem vida.
O sol estimula a produção do hormônio melatonina que ajuda a regular o sono. Lembre-se que quando bem descansados nosso dia costuma ser mais produtivo e feliz. Use protetor solar e caminhe exposto ao sol, por pelo menos 15 minutos ao dia.
Há comprovações científicas que ter contato com a natureza por 20 minutos, mesmo sentados reduz o nível do estresse e previne outros agravantes para nossa saúde mental.
Não use como desculpas que você tem menos oportunidades para viajar para o campo. Se já é adepto à prática de atividade física, procure fazê-las mais vezes ao ar livre, em parques ou áreas verdes nas cidades. Se você ainda leva uma vida sedentária, agora tem mais um motivo para “mexer o corpinho”.
Conecte-se com a maravilha da natureza. Sinta-a penetrando seu corpo através da pele, da respiração. Na captação, utilize e amplie todos os sentidos – audição, olfato, visão, tato, paladar.
Natureza é preciso preservar! É recurso natural… e faz bem à saúde!
Pesquisa