Três atividades prazerosas que exercitam o cérebro

por Mª Aparecida Costa

Um daqueles dias frios em São Paulo em que o nariz recusa-se a ver luz do abajur, mas preciso convencê-lo – e a meu corpo todo – que é hora de sair do cobertor e cumprir a agenda de consulta médica, afinal é a primeira vez que vou à um neurologista.

Lá fora o vento frio corta a pele do rosto e a garoa insistente desorganiza o já desorganizado cabelo, mas é uma consulta importante… Persisto!

Ansiosa com o que vou dizer e ouvir sobre lapsos de memória, idade, neurônios, sedentarismo, fui preparando argumentos que o convencessem que estou no caminho certo, afinal sou uma das pessoas mais ativas que conheço, sou mesmo ligada no 220.  🙂

Ainda bem que o mundo não é sempre quadradinho e pode nos surpreender a qualquer momento. Surpresa, esperança e gratidão foram os sentimentos que as orientações médicas me trouxeram. Em suas palavras o Dr. Vanildo J. Kaupert – neurocirurgia e neurologia – explicou:

Há uma quantidade imensa de cérebro que precisa ser ativado. Você pode ter uma porção de atividades mas estar desenvolvendo sempre as mesmas coisas. É preciso movimentar, fazer coisas diferentes, sair da rotina.

E chama a atenção para três tipos de atividade que estimulam o cérebro, melhoram a qualidade de vida e previnem doenças:

Aprender uma língua diferente da sua

Alguns estudos apontam que aprender uma língua diferente ajudam na prevenção da tão temida degeneração senil. Existem escolas que facilitam o acesso à esses cursos e sites gratuitos de lingua estrangeira. Vale a pena pesquisar. Me interessei pelo Italiano, e você?

Aprender a tocar um instrumento musical

Se você virou o rostinho com desdém, reveja. Escolas e conservatórios musicais não são exclusivos para jovens.  Há igrejas e outros espaços religiosos com aulas gratuitas. Pesquise em sua região, veja os locais mais acessíveis para você. Tente!

Viajar para lugares diferentes

Não é preciso falar muito para entendermos o quanto é maravilhoso conhecer pessoas, costumes, alimentos e lugares diferentes. Há várias possibilidades de viajar depois dos 50 anos, especialmente para quem já tem os filhos crescidos. Recentemente minha filha foi fazer uma viagem pelo Nordeste Brasileiro e encontrou uma mochileira francesa fazendo viagens de baixo custo aos 75 anos. Exemplo a ser seguido!!

Nos encontros humanos é possível aprender com o que se fala, com o que se observa e o que se sente. Nessa consulta aprendi mais do que foi dito, aprendi que o encantamento e a esperança são tão poderosos que fazem dissipar a sensação de frio e transformam gotículas de garoa em possibilidades de limpar velhas crenças, permitindo a entrada do novo.

Aprendi o quão é importante ser grata pela capacidade humana de se surpreender, ouvir a apreender as coisas boas para a vida. E você acha o que aprendeu lendo essa matéria?

Contato Dr. Vanildo J. Kaupert

Consultório: ((011) 2941-7626

 

Talvez você também goste...

8 comentários

Avatar
maria Salete 26.ago.2018 - 09:34

muito bom!! bora viajar para paises estrangeiros aprender a lingua deles !! kkk sonhar pode???

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 30.ago.2018 - 19:08

Sonhar é bom, realizar melhor ainda!!

Responder
Avatar
Marcia 26.ago.2018 - 11:55

Viver é muito prazeroso mesmo após os 50. “Enriquei” um pouco mais depois do cinquenta conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram a crescer e a cada dia aprendo mais com elas. Obrigada pelas dicas acho que o que me atrapalha é o receio e outra que nem ouso comentar…

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 30.ago.2018 - 19:07

Você é uma pessoa especial Marcia! Abração!

Responder
Avatar
Mara Barella 27.ago.2018 - 06:36

Parabéns. Amei mais esta matéria como todas as outras, sempre muito criativas e orientadoras. Sou sua fã.
Mara Barella

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 30.ago.2018 - 19:06

Obrigada menina!! <3

Responder
Avatar
Zélia Romualdo Lima 27.ago.2018 - 12:46

Achei maravilhoso o seu texto.Tem dicas ótimas, infelizmente sou medrosa.Gostaria de ter a coragem dessa senhorinha muchileira , mas já estou começando a viajar com filhos , irmãs ou amigas.Sou professora aposentada , filhos adultos e viúva, quem sabe ? Adquiro coragem e começo a viajar sozinha. Brigadão e sucesso na sua página, que aliás acho ótima. Parabéns.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 30.ago.2018 - 19:05

Obrigada Zélia! Quando viajar manda notícias? Beijos!

Responder

Deixe uma resposta