Cacau e seus benefícios para a saúde. Cacau não é chocolate!

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

O cacau é um fruto alongado com sulcos longitudinais, de casca dura e coloração amarelo esbranquiçada até vermelho escuro, chegando a medir 20 cm de comprimento. Contem polpa mucilaginosa, branca ou rósea, envolvendo fileiras de sementes avermelhadas.

Com as sementes devidamente fermentadas e processadas extrai-se o cacau em pó e a manteiga do cacau.

A partir do cacau em pó prepara-se o chocolate com a adição de leite, açúcar, gordura vegetal, glicose, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes e aromatizantes. Veja bem, cacau não é a mesma coisa que chocolate.

O cacau em pó pode ser utilizado em diversas preparações culinárias e como substituto do chocolate em pó, com a vantagem de ser mais nutritivo e conter menos gordura e açúcar.

Com a manteiga do cacau produz-se o chocolate branco.

Com a polpa do cacau, a parte branca e mucilaginosa do fruto, pode-se preparar deliciosos e nutritivos sucos de sabor bem exótico, parecido com o sabor de outras frutas tropicais como o cupuaçu e graviola, além de geléias, destilados como vinho e vinagre, iogurtes, doces e sorvetes.

Devido a algumas substancias no cacau o suco pode apresentar um aspecto mais viscoso e pastoso quando comparado a outros sucos.

O cacau, desde sua polpa até as sementes possui um ótimo valor nutricional e oferece inúmeros benefícios para a saúde.

A polpa é fibrosa e contem glicose, frutose e sacarose que são potencialmente energéticos. Contem inúmeras vitaminas como as do complexo B: B1, B2 e niacina que agem na tonicidade muscular, no sangue e nos nervos. Contem Vit C que fortalece o sistema imunológico. Possui sais minerais como ferro, fósforo, cálcio que ajudam na saúde dos ossos, dentes e funcionamento do cérebro. A vit A presente neste alimento atua na saúde da pele e olhos, além de possuir proteínas, carboidratos, pouca gordura e pectina.

Contem fibras que colaboram com o funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre além de controlar a absorção de gordura e açucares.

Possui composto antioxidante, a epicatequina que protege o coração, previne câncer e auxilia nos casos de depressão.  

Historicamente o cacau sempre foi cultivado para obtenção das sementes para a produção de chocolate, mas todo o fruto pode ser utilizado. Além da polpa a casca do cacau pode ser aproveitada na forma in natura ou na forma de farinha da casca seca e servir para alimentar bovinos, suínos, aves e peixes. Não serve para consumo humano. Pode também ser utilizada para produzir fertilizantes, álcool e extrair pectina (substancia utilizada na produção de geléias). Com este total aproveitamento do fruto geramos muita riqueza econômica.

Sugestão preparo do suco:

  • 100 g de polpa de cacau (encontrada em supermercado na forma congelada)
  • 200 ml de água filtrada
  • Mel

Bater tudo no liquidificador e beber em seguida.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail:[email protected]

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta