Dança Circular em Cadeiras

por Mª Aparecida Costa

Você já ouviu falar sobre Dança Circular em Cadeiras? É uma idéia super nova que está sendo difundida entre profissionais de saúde e pessoas que acreditam na dança como uma possibilidade de movimentar corpo e mente. Tive o privilégio de participar de uma capacitação e recomendo!

Já publicamos em nosso blog um texto sobre A Dança Circular. Clica nesse link, vá até lá, leia que você compreenderá melhor os vários benefícios das Danças Circulares – entre eles a possibilidade de desenvolver a capacidade de aprender e interagir com o movimento da dança.

E agora estamos apresentando para vocês as Danças Circulares em Cadeiras que são complementares às Danças Circulares Sagradas e aparecem como uma alternativa muito legal para serem vivenciadas em grupo de pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, idosos); em locais com dificuldades de espaço físico (auditórios, empresas) ou até como mais uma opção de prática da Dança Circular.

Para a Dança Circular duas coisas são necessárias: pessoas e cadeiras (Osvaldo Rocha, focalizador)

Através de movimentos coreografados e ritmados com músicas brasileiras e de outros países, é possível alongar e estimular articulações e músculos de forma lúdica. É possível desenvolver condicionamento físico, postura, flexibilidade em um ambiente que permite a troca de energias positivas e de humanidades.

img_3692x

Então, na roda é possível:

Conectar-se consigo mesmo e perceber suas próprias sensações e sentimentos; estar consciente do momento presente; (dançar de olhos abertos); promover o autoconhecimento e autocura; ajudar a combater o estresse e a depressão; ampliar a percepção, a atenção e a concentração; equilibrar os campos físico, emocional, mental e espiritual; superar novos desafios com atitudes positivas; perceber e respeitar o seu espaço e o espaço do outro na roda; adptar-se a ritmos e estilos diferentes; ampliar o repertório de movimentos corporais; ampliar o conhecimento de outras culturas e suas contribuições para a humanidade; compartilhar talentos; valorizar a cooperação, a diversidade e a inclusão.

(extraido da Apostila Dança Circulares em Cadeiras – Seleção Verde Especial. Sandra Mazzoni)

O que é maravilhoso é que trabalhamos tudo isso sem perceber e de um jeito nada cansativo. É possível ficar 8 hs em uma roda de Dança Circular em Cadeiras e ainda querer mais!!

img_3697

Lembrando que para qualquer das modalidades de Dança Circular é imprescindível a presença de um focalizador – pessoa previamente capacitada para orientar os participantes quanto aos objetivos da Dança Circular.

Na foto abaixo roda de Dança Circular em Cadeiras realizada com a população.

img_0913

E então, consegui atiçar sua curiosidade? Procure em sua cidade ou locais próximos. Informe-se!

Talvez você também goste...

4 comentários

Avatar
Maria Isidoro 09.jan.2020 - 11:31

Olá boa tarde.
Gostava muito de aprender danças circulares na cadeira!
Tem videos que possa partilhar?
Grata🙏

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 10.jan.2020 - 16:53

Olá Maria, boa tarde. Eu não tenho vídeos de danças circulares sagradas, mas encontrei este link no YouTube para vc! https://www.youtube.com/watch?v=mkJFwjueP2Q – Abraços!

Responder
Avatar
Vania Gonçalves Martins 01.dez.2020 - 21:49

Oie Maria,
A Sandra Mazzoni que oferece curso de Dança Circular em Cadeiras no Rio de Janeiro tem ofertado curso para iniciantes on line.
Eu fiz curso com o Oswaldo Rocha em São Paulo e tenho feito on line nessa quarentena.
Estou amando.
Se desejar me manda um whats app (13)99715-4958 que passo pra você o folder dos cursos.
Bjs
Vania

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 02.dez.2020 - 06:09

Olá Vânia!
Que maravilha! Agradeço muito seu carinho e cuidado.
Vou entrar em contato com você sim. Obrigada!

Responder

Deixe uma resposta