Durante a prática de exercícios físicos aparece a dúvida se há necessidade de usar suplementos nutricionais antes, durante e após o exercício e a resposta é: Depende.
Se você faz exercícios regulares (supervisionados ou não) com duração de aproximadamente 1 hora por dia saiba que boa hidratação, sono e dieta adequada são suficientes para o frequentador de academia manter seus níveis de energia, reparar e construir músculos e adequar a quantidade de gordura corporal. Não há necessidade e nem recomendação para uso de suplemento.
Agora, se você é um atleta, que treina intensamente para competições e com objetivos de quebrar recordes mundiais, neste caso, sem dúvida há necessidade de suplementação.
Suplementos foram desenvolvidos para atletas, embora seja comum ver seu uso em frequentadores de academia.
Suplemento pré-treino
Suplementos também podem custar caro. Muitas pesquisas não provaram que são mais eficazes do que alimentos que fornecem os mesmos nutrientes.Uma banana, um pão e um copo de café fornecem o mesmo teor de carboidrato e cafeína de um suplemento pré treino. Além de ser uma alternativa mais adequada, barata e acessível não há o risco de conter algum ingrediente indesejado.
Vale lembrar que após os 50 anos há aumento das chances do aparecimento de algumas doenças como: diabetes, hipertensão, esteatose hepática (gordura no fígado), problemas no coração e vasos sanguíneos, enfim, situações que merecem muita atenção no uso de qualquer substância devido aos riscos e, quando usadas exigem uma prescrição clara da quantidade permitida.
Suplemento durante treino
Durante a prática de atividade física é importante manter a hidratação para evitar fadiga. Beba 200 ml de água a cada 20 minutos. Caso o tempo de exercício ultrapasse 60 minutos, beba um suco de fruta natural para também repor carboidratos (energia).
Suplemento pós treino
Uso de suplementos proteicos são os mais lembrados na prática de atividade física, porém o consumo adequado desse nutriente é fundamental. Excesso pode sobrecarregar a função renal e até aumentar o peso, dependendo da quantidade e se há presença de gordura no suplemento.
Sem dúvida, elas são essências para a recuperação dos músculos, mas não precisa ser suplementada. Uma dieta balanceada já fornece a quantidade necessária para a prática de exercícios físicos.
É importante saber que o consumo de proteína precisa vir acompanhado de um carboidrato. Em parceria, esses nutrientes restauram fibras musculares e repõem o glicogênio (energia dos músculos).
Assim sendo, uma refeição contendo cereais como arroz, batata ou macarrão, acompanhado de uma proteína como ovos, carnes magras ou peixe, legumes e frutas atende muito bem as exigências nutricionais desse momento.
Na impossibilidade de se fazer uma refeição, pode se optar por cereais com leite desnatado ou sanduíche magro acompanhado de suco de frutas.
Comentários
Se você preferir usar um suplemento seria prudente verificar seus ingredientes, optar por suplementos certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, se possível, consultar um médico ou nutricionista da área esportiva, especialmente se você é portador de alguma doença crônica.
O mais importante seria avaliar se você está recebendo uma dieta equilibrada, muita água e sono suficiente.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Consultório: 11-2307-1551
2 comentários
Muito bom gostei da matéria,
Obrigada por participar Orlando. Repassarei para a amiga nutricionista sua opinião e acredite, isto que nos motiva! Um grande abraço!