Pipoca Tipos, benefícios, prazeres e algumas dicas da nutricionista

por Edina A T Trovões

Pipoca, aquele grão estourado que provém do milho de pipoca é um cereal rico em nutrientes e que faz parte do grupo dos alimentos energéticos. Só por aí já dá para entender o poder desse alimento.

Você sabia que existe mais de um tipo de pipoca?

Isso mesmo, temos: aquela tradicional e mais conhecida do milho para pipoca; a pipoca do milho da canjica (que não é possível fazer em casa pois exige industrialização) e a pipoca do grão do sorgo (outro cereal e muito mais nutritivo)

Hoje vamos falar da nossa pipoca do dia a dia, aquela das festas juninas, do cinema e de tantos outros momentos agradáveis e das vantagens de usa-la no pré-treino de exercícios físicos.

O milho da pipoca além de nutritivo fornece poucas calorias quando comparado com outros alimentos energéticos. Uma colher de sopa do grão, quando estourado, rende duas xícaras de chá e, sem óleo, fornece 57 calorias (só para lembrar, um pão francês tem 140 Kcal)

Seus benefícios

Controle do peso e diabetes

  • Substituir pães, bolos e biscoitos por duas xícaras de pipoca ajuda no controle do peso e na glicemia.
  • Contém amido resistente, um carboidrato que não é absorvido (menos calorias)
  • Rico em fibras que além de dar saciedade diminuindo a fome, controla a absorção de açúcar e gordura.

Para o intestino

  • As fibras, estimulam os movimentos do intestino fazendo com que ele funcione melhor.
  • As fibras auxiliam o corpo a excretar toxinas da alimentação e são alimentos para as bactérias boas do nosso intestino (flora intestinal).
  • O amido resistente é alimento para a flora intestinal. Essa flora, bem nutrida, produz ácido graxo de cadeia curta que é o alimento para as células do intestino. Essas células são responsáveis pela barreira de proteção contra a invasão dos germes presentes nas fezes, para dentro do corpo.

Saúde dos músculos e energia física

  • Possui Vitamina B1, Tiamina, niacina e vitamina B6 responsáveis pela saúde dos músculos, inclusive do coração e vitais para o metabolismo converter carboidrato em energia. Suas deficiências causam fadiga, irritabilidade e outros sintomas.

Combate ao envelhecimento

  • A casquinha da pipoca contém antioxidantes e polifenóis que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. É importante engolir a casquinha da pipoca, aquelas que ficam rolando dentro da boca.
  • Contém Vitamina E, que previne a degeneração macular, confere proteção ao aparelho reprodutor e aumenta a imunidade.

Não contém glúten

  • Boa opção para lanche nas dietas restritas em trigo, centeio, cevada e aveia.

Para praticar exercícios

  • Antes dos exercícios físicos está recomendado consumir carboidratos complexos, proteínas e líquidos. A pipoca contém carboidratos complexos, que serão digeridos lentamente fornecendo as calorias necessárias para aquela atividade evitando a fadiga e aumentando a resistência.

Dicas da nutricionista

Como todo alimento, comer grandes quantidades de pipoca de uma só vez não é saudável. Para ajudar a controlar esse consumo, tente comer a pipoca com palitinhos. Isso vai aumentar sua atenção enquanto come, aumentando a saciedade.

Atenção à pipoca industrializada de micro-ondas. Por conter gordura e sódio acaba reduzindo os benefícios. O ideal é estourar o milho na panela ou no micro-ondas. Neste caso coloque o grão dentro de um saquinho de papel fechado com fita crepe e controle o tempo.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3-1579

email – [email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário