Em matéria de junho de 2019 a Revista Veja publicou pesquisa realizada pela sexóloga Cátia Damasceno com mais de três mil mulheres com idades entre 18 e 45 anos, em relacionamento afetivo estável.
Na pesquisa constatou-se que 60% das mulheres desejam ter relações sexuais mais frequentes e de melhor qualidade. Quase 50% das mulheres referem sonhar em ver o companheiro se comportar como no início da relação com ações de romantismo e surpresas.
Há um movimento de empoderamento feminino, a cada geração a mulher vem quebrando aquela velha crença de que o homem é o varão e seu apetite sexual está sempre em alta, enquanto sua parceira esquiva-se do sexo utilizando a antiga desculpa da dor de cabeça. 🙁
Embora permaneça certo pudor na liberdade sexual feminina, hoje a mulher exige mais. Quer que seu parceiro esteja mais atento aos seus desejos sexuais, mais abertos à coisas novas e com maior iniciativa na cama.
Mas a pesquisa foi realizada com mulheres de 18 a 45 anos e neste momento você pode estar se perguntando – e o que desejam as mulheres com mais de 50 anos?
Neste blog há várias textos em que abordamos a sexualidade, e em todos eles fica claro que a vivência, as trocas afetivas e sexuais não tem idade e nem finitude. Se faz bem para as mulheres adultas jovens, o faz igualmente para as mais “experientes”. 🙂
Tenho orgulho de pensar que, por mais difícil que tenha sido, nossa geração foi precursora de muitas mudanças em várias áreas da vida social. Na década de 60 e 70 aconteceram várias “revoluções” – na música, no sexo, no protagonismo feminino.
Então, temos TUDO a ver com isto. Nossa geração fortaleceu as mulheres para buscarem viver de forma prazerosa sua intimidade sexual. Vejam que em gerações anteriores à nossa, muitas mulheres não podiam demonstrar prazer, orgasmo ou qualquer iniciativa com seus maridos, sob o risco de ser inquirida – Onde você aprendeu isto?
Eram tantos preconceitos envolvendo a sexualidade femina que desconsideravam que o desejo sexual é nato e sua aprendizagem é espontânea. Não é preciso ensinar a outro que “cheiro no cangote” é bom.
Nada muda em termos de desejo, expectativa e sonhos à medida que envelhecemos. A única novidade são as transformações do corpo feminino e masculino e a necessidade de nos adaptarmos à estas mudanças.
Sexualidade é mais que um ato sexual. É possível ter uma vida sexual com boa qualidade e frequência e o único termômetro é quando os dois estão satisfeitos.
Para a psicóloga Meire Saleh Sleiman Rizzatto
As expectativas na intimidade sexual variam muito e dependem da relação estabelecida entre os casais. Mas o romantismo e as surpresas sempre dão toques especiais.Muitas pessoas levam para seus relacionamentos infinitas expectativas românticas que não se realizarão. Há um grande contraste entre o relacionamento idealizado e o vivenciado.
Toda e qualquer relação é carregada de conflito e tensão.
A psicóloga lembra que muitas pessoas ficam presas às idealizações e esquecem de temperar o romance com a realidade. Reforça que é preciso haver equilíbrio entre amor e os desapontamentos que muitas vezes geram hostilidade e muitas cobranças .
Em outras palavras, é preciso olhar para o relacionamento acreditando que é na realidade do dia a dia, nos desafios diários, nos perdões, no companheirismo e nas possibilidades de diálogo, que se encontra o segredo para uma convivência de amor.
É através da possibilidade de conversar sobre desejos, fantasias, necessidades e dificuldades e na re-descoberta do toque e do cheiro inédito em um corpo já conhecido que pode estar o segredo para a satisfação sexual dos dois, aos 40, 50, 60 ou mais! 🙂
Por Maria Aparecida Costa
Assistente Social e Educadora em Saúde Pública com especialização em Gerontologia
Meire Saleh Sleiman Rizzatto é Psicóloga Clínica
Consultório: (011) 2093-6655 – Tatuapé – São Paulo
4 comentários
Texto muito bom amiga!
Isso mesmo devemos ser sempre renovados, buscando sempre o melhor para os dois.
Abraços.
Gratidão amiga!! Bom que tenha gostado!
Parabéns Cida! Amo seus textos. Gratidão por esse lindo trabalho que traz essas belezas pras nossas vidas.
Eu que agradeço ao universo ter conhecido vc e todos os caminhos que se abrem a partir dai