A alimentação tem extrema importância para tratar ou prevenir a formação de pedras nos rins (cálculos ou litíase renal ou nefrolitíase) isto porque certos nutrientes ou substâncias presente nos alimento influenciam a composição da urina podendo promover ou inibir a formação dessas pedras. Outro fator importante é a quantidade de água ingerida. Pessoas que bebem pouca água facilitam a formação desses cálculos.
Sabe-se que fatores genéticos, ambientais, algumas doenças, certos medicamentos, além de distúrbios metabólicos e o sedentarismo podem predispor a pessoa a ter pedras nos rins, mas mesmo nestes casos é importante a orientação da dieta para não terem este estado agravado por erros na alimentação.
Uma em cada dez pessoas tem ou terá pedras nos rins e as mais são as formadas por cálcio, oxalatos, ácido úrico, assim sendo é muito importante equilibrar a ingestão destas substancias na alimentação, além de prestar atenção no consumo de água.
Saiba:
- Oxalato – a ingestão de grandes quantidades de alimentos ricos em oxalatos aumenta a concentração deste na urina, este excesso favorece a formação cristais de oxalato. Cuidado com suplementos de Vitamina C que são formadores de oxalato.
- Água –ela concentra ou diluia urina, promovendo ou inibindo a formação de pedras. Os refrigerantes a base de cola e chás são ricos em oxalatos, por isso prefira água.
- Cálcio – em excesso na urina favorece a formação de cristais de cálcio e a falta favorece o acúmulo de oxalato. Consumir de forma equilibrada.
- Proteínas e purinas –consumo exagerado propicia a presença de cálcio e oxalato na urina e à formação de cristais de ácido úrico.
- Açucares simples – propicia a presença de cálcio e oxalato na urina; a glicose ajuda na produção de oxalato.
- Sal – o excesso faz com que o corpo tire cálcio e oxalato do sangue e passe para a urina.
- Fibras e potássio – são inibidores da formação de pedras por conter citratos que diminui a presença de cálcio e oxalato na urina.
Em geral os alimentos abaixo devem ser consumidos com moderação:
Para quem pretende prevenir a formação dessas pedras:
-
Aumente o consumo de água
-
Pratique atividade física
-
Balanceie a ingestão de cálcio e oxalato
-
Consuma pouco sal e evite o excesso de proteína animal (carne branca, vermelha, peixe)
-
Aumente o consumo de vegetais e frutas que são fontes de fibras e citratos.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha