Prevenção ao Câncer de Próstata

por Mª Aparecida Costa

Há alguns anos perdemos uma pessoa querida da família para um câncer de próstata que foi diagnosticado tarde demais 🙁  Na ocasião pensamos que a morte do Sr. Manoel ocorreu porque ele era de uma geração em que os homens não gostavam de ir à médicos, mas que as próximas gerações se encarregariam de modificar esta realidade.

Naturalmente a adesão dos homens aos cuidados com a sua saúde vem melhorando ano a ano, geração à geração, mas ainda encontramos resistência de muitos por medo, desconhecimento ou preconceitos.

A cultura de  exigência da força masculina ainda faz seus efeitos, o homem tende a demorar mais que a mulher para procurar um profissional de saúde e fazê-lo apenas quando já apresentam algum tipo de queixa.

Pois bem, meninos leitores, por essas razões novembro foi instituído como mês chave para lembra-lo sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

A campanha NOVEMBRO AZUL tem como objetivo sensibilizar e convencer VOCÊ à procurar os serviços de saúde com uma atitude preventiva. O ditado popular “Prevenir é melhor que remediar” cabe bem aqui, não é?

Saiba que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, que se localiza na frente do reto, abaixo da bexiga e envolve a parte superior da uretra (canal onde passa a urina). Ela produz um líquido que faz parte do sêmen (esperma) que nutre e protege os espermatozoides.

Importante que os homens saibam que a próstata não é responsável pela ereção e nem pelo orgasmo.

Nos homens mais jovens a próstata é do tamanho de uma ameixa, e seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O que é o câncer de próstata?

Em cartilha publicada pelo Ministério da Saúde, através do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), definiu-se:

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. 

Quais são os Fatores de Risco para o Câncer de Próstata?

Ainda segunda a cartilha do INCA (link no rodapé) são três os principais fatores de risco:

Idade

As estatísticas mostram que no Brasil nove em cada dez casos diagnosticados com câncer de próstata tem mais de 55 anos, bem o perfil do leitor deste blog e portanto um problema nosso.

Histórico de câncer na família

Homens que tiveram casos de câncer de próstata no pai ou irmãos antes dos 60 anos.

Sobrepeso e obesidade

Há muito sabe-se que o sobrepeso e a obesidade trazem prejuízos à saúde. Estudos recentes mostram maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata em homens com maior peso corporal.

E como prevenir o Câncer de Próstata?

As medidas de prevenção ao câncer de próstata são as mesmas sugeridas para manutenção da qualidade de vida e tem sido o foco de várias matérias publicadas neste blog. A adoção de práticas saudáveis reduz o risco de várias doenças, inclusive o câncer:

Alimentação saudável

Estudos recentes mostram que manter uma alimentação saudável contribui para a prevenção do câncer de próstata. Vale a pena pesquisar estas duas matérias sobre o assunto:

Manter o peso corporal adequado

As alterações no metabolismo do corpo depois dos 50 anos associadas ao sedentarismo e alimentação inadequada tornam um desafio manter o peso corporal dentro de um limite saudável.  Pode ser um desafio mas também uma meta.

É possível perder peso! Veja: Dicas de como perder peso aos 50, 60, 70 anos e +

Praticar atividade física

A escolha por uma atividade física é muito pessoal, é preciso buscar prazer na atividade. São muitas as opções, entre elas, a caminhada, natação, hidroginástica, ciclismo, futebol.

Evitar o fumo

Nossa geração aprendeu a fumar muito cedo. Ao longo dos anos muitos conseguiram deixar o cigarro. Para aqueles que ainda se debatem contra o vício, pensem que é difícil, mas não é impossível. Há muitas formas de suspender essa hábito, veja algumas clicando em Dicas valiosas para quem quer parar de fumar.

Evitar consumo de bebidas alcoólicas

Pesquisa recente do DataFolha mostrou que um em cada dez homens idosos fazem uso de álcool diariamente. Embora muitos considerem um uso social é preciso estar atento aos riscos associados ao consumo de álcool e um deles é o aumento do risco do desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata.

Sinais e sintomas

É prudente investigar qualquer alteração que observamos em nosso corpo, mas é preciso ter em mente que os sinais e sintomas aqui descritos também podem estar associados à outros problemas além do câncer.

  • Dificuldades de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes ao dia ou a noite.

E quais são os exames utilizados para investigar? 

Exame de PSA

Este exame de sangue mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Especifico (PSA). Níveis altos de PSA podem significar câncer mas também outras doenças benignas de próstata. Este exame pode ser solicitado pelo clínico geral ou geriatra.

Exame de toque retal

Exame realizado por um médico, introduzindo o dedo protegido por luva lubrificada no reto. É rápido, indolor e permite avaliar o tamanho, a forma e textura da próstata.

A realização deste exame tem sido motivo para piadas no mundo masculino, o que acaba causando uma dificuldade à saúde de muitos homens. Desconstruir esses preconceitos e encara-lo como um exame importante para um diagnóstico precoce é o desafio de todos – Manuel, João, José de todas as gerações.

E mais… é hora dos meninos interiorizarem a prevenção e o cuidado com a sua saúde integral, encarando e procurando uma aproximação e conversa franca com seu médico.

Para saber mais:

Cartilha do Inca

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário