Alimentação como uma das formas de prevenção do câncer de mama

por Edina A T Trovões

A relação entre os alimentos e o câncer de mama é muito próxima. Ao mesmo tempo em que alguns alimentos ajudam a prevenir a doença com seus nutrientes, outros podem ser um estímulo às células ficarem doentes.

E quando a doença está presente, a alimentação é uma parte importante para ajudar o tratamento ser mais efetivo e, mesmo frente a algumas adversidades na hora de comer, existem os alimentos certos para resolver esses problemas.

A ciência da nutrição é uma grande aliada em todos os sentidos, no combate ao câncer de mama.

Publicaremos uma série de textos sobre o tema, que com certeza ajudará muitas mulheres na prevenção, tratamento e recuperação do câncer de mama. São eles:

  • Alimentação como uma das formas de prevenção do câncer de mama
  • Câncer de mama – Reduzindo riscos através da alimentação
  • Alimentação ideal durante o tratamento contra câncer de mama
  • Alimentos que ajudam nos sintomas e efeitos do tratamento de Câncer de Mama
  • Alimentação para comemorar a cura do câncer de mama

Alimentação – uma das formas de prevenção do câncer de mama

Segundo as recomendações contidas no Relatório sobre Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção de Câncer: uma perspectiva globaldo World Cancer ResearchFund/ American Institute for Cancer Reseach – WCRF/AICR de 2007, a melhor forma de prevenção contra o câncer, engloba os seguintes itens:

  • Gordura corporal: seja o mais magro possível dentro dos limites normais de peso corporal. Ter um IMC entre 20 e 23 Kg/m² seria muito apropriado. Índice de massa corpórea (IMC) = Peso atual/ (altura X altura);
  • Atividade física: mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária. Exercite-se pelo menos 30 minutos/dia;
  • Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: Limite ao máximo o consumo de alimentos com alta densidade energética, que são aqueles que fornecem muitas calorias em um pedaço pequeno, como as gorduras saturadas e trans (ex: chantilly, creme de leite, frituras, biscoitos recheados), açúcar e doces em geral, bebidas adoçadas e refrigerantes.
  • Alimentação rica em fibras: Procure consumir 400g / dia de verduras, legumes e frutas. As fibras controlam melhor o ganho de peso e ainda fornecem os nutrientes antioxidantes (que combatem o envelhecimento das células); 
  • Alimentos de origem vegetal: prefira consumir alimentos de origem vegetal como grãos integrais, tubérculos, frutas, legumes e verduras;
  • Alimentos de origem animal: limite o consumo de carne vermelha para duas vezes por semana e evite carnes processadas como frios (salame, presunto, mortadela) e embutidos (linguiça, salsicha). Saiba que os defumados e a gordura queimada do churrasco são grandes vilões contra a saúde e poderosos desenvolvedores de câncer;
  • Preservação, conservação e preparo: limite o consumo de sal. Não consuma alimentos (grãos, cereais, amendoim) mofados e qualquer outro alimento mal conservado. Risco de contaminação por aflatoxina (cancerígeno)
  • Bebidas alcoólicas: limite o consumo de bebidas alcoólicas. Para mulheres esse limite seria de 10 g de álcool por vez. O equivalente a 200 ml de cerveja ou 100 ml de vinho.
  • Suplemento alimentares: o mais seguro seria atingir as necessidades nutricionais através da alimentação equilibrada e evitar o uso desnecessário ( e as vezes arriscado) de suplementos alimentares.

Essas orientações básicas conseguem abranger os principais pontos que merecem atenção. Outras praticas são muito bem vindas, como não fumar; evitar aquecer alimentos em embalagens plásticas e não consumir alimentos ultraprocessados ricos em açúcar, gorduras, corantes e conservantes.

Edina Aparecida.T.Trovões

Nutricionista CRN3-1579

E-mail:[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa: Marvorel – Pixabay

Talvez você também goste...

5 comentários

Arlete 18.out.2018 - 17:36

Parabéns amiga pela matéria, é ótima. Obrigada pelas informações. Bjs

Responder
Mª Aparecida Costa 21.out.2018 - 07:28

Obrigada a vc Arlete, e volte sempre ao nosso blog. Abração!!

Responder

Deixar um Comentário