Uma curiosidade: O termo correto para definir esse nutriente, conhecido como gordura, seria lipídeo.
Chamamos de GORDURA quando um lipídeo está na forma sólida ou pastosa, em temperatura ambiente e de ÓLEO quando está na forma líquida.
Os lipídeos são um emaranhado de substâncias (ésteres, glicerol, ácidos graxos, e outros) e a forma como eles se agrupam é que faz toda a diferença para definir um lipídeo, suas funções e se são mais ou menos saudáveis.
Então temos algumas definições:
Gordura saturada ou ácido graxo saturado: é o lipídeo sólido a temperatura ambiente. Sua composição química propicia a formação de placas de gordura na parede do vaso sanguíneo e o aumento do colesterol e por isso são considerados menos saudáveis quando consumidos em exagero.
Os principais ácidos graxos saturados (e mais prejudiciais) são: mirístico(encontrado no leite, manteiga e queijos), palmítico (presente na gordura animal e óleos de palma) e esteárico (na manteiga de cacau).
Ácidos graxos insaturados: mais presentes nos óleos vegetais. Possui uma forma química que não favorece a formação de placas de gordura no sangue e ainda contribuem para a saúde.
Conheça os ácidos graxos insaturados e seus benefícios:
Ômega 3- ácido linolênico
Reduz colesterol e triglicérides, principalmente triglicérides, reduzindo a formação de placas de gordura nas artérias, melhora a viscosidade do sangue, ajuda no relaxamento das artérias e na hipertensão arterial, é um antiarrítmico e anti-inflamatório com ação sobre artrites.
Presentes no óleo de linhaça, de soja, semente de linhaça e chia trituradas, também no salmão, arenque, atum, sardinha, truta, cavala.
Ômega 6– ácido linoleico
Atua no equilíbrio do processo inflamatório agindo como um agente inflamatório e anti-inflamatório. Reduz colesterol ruim e reduz risco de diabetes.
Presentes no óleo de soja, cártamo, milho, canola e girassol.
Existe maior benefício quando Ômega 3 e Ômega 6 estão em boa proporção. Consumo elevado de ômega 6 pode limitar os benefícios do Ômega-3. Seria interessante substituir o óleo de milho por azeite de oliva.
Ômega 9- ácido oleico
É um aliado na redução de doenças cardiovascular diminuindo formação de trombos e a pressão arterial, melhora a ação da insulina e reduz inflamação.
Encontrado no azeite de oliva, óleo de canola, abacate e nozes.
Colesterol
O colesterol tanto pode ser consumido através dos alimentos, como ser produzido pelo corpo a partir da gordura saturada.
O colesterol não contém ácidos graxos, mas sim esterol, por isso difere das outros lipídeos.
É essencial na formação das membranas das células, produção de hormônios sexuais, vitamina D, sucos digestivos; desempenha papel importante nos tecidos nervosos e na produção dos sais biliares.
Porém alto consumo de colesterol, como de gorduras saturadas, favorece a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e isso não é bom! É encontrado em ovos, leite e derivados, carne vermelha, pele de aves e vísceras.
Os lipídeos, contendo ácidos graxos saturados ou insaturados e o colesterol, possuem importantes funções no organismo, o ideal seria consumi-los com atenção e de forma balanceada entre eles mesmos e com os outros nutrientes. Além disto, são calóricos e favorecem o ganho de peso.
Sociedade Brasileira de Cardiologia • ISSN-0066-782X • Volume 100, Nº 1, Supl.3, Janeiro 2013
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
Email: [email protected]
Matéria inicialmente publicada em Revista City Penha