Inverno com Fondues menos calórico

por Edina A T Trovões

No inverno, parece que a fome aumenta e isso é um fato. O corpo necessita mais calorias para manter a temperatura do corpo e acaba “recrutando mais alimentos” e o que se percebe é uma preferência por alimentos mais calóricos, tais como: feijoada, chocolate e dentre outros, os deliciosos fondues.

Fondue é um prato calórico, desbalanceado e que pode comprometer a silhueta para o próximo verão, mas delicioso e muito requisitado em encontros românticos ou em encontros com amigos, então, o ideal seria conciliar suas vantagens com receitas mais saudáveis.

Receitas tradicionais de fondue de carne chegam a fornecer 400 calorias (10 porções de carne com molho a base de maionese), fondue de queijo chega a 410 calorias se consumirem 10 pedaços de pão com 10 colheres de sopa da mistura de queijos enquanto que o de chocolate fornece 350 calorias caso se consuma 10 pedaços de frutas (banana) com cerca de 50 g chocolate.

No total pode-se chegar a quase 1.200 calorias em apenas uma refeição, assim, vale a pena conhecer algumas particularidades dessa preparação e algumas substituições a fim de se desfrutar deste delicioso prato e ainda por cima conseguir algumas vantagens para a saúde.

Fondue de Carne

Fondue de carne significa pedaços de carne fritos diretamente no óleo fervente, o que não é nada saudável. Para resolver este problema, grelhe os pedaços de filé mignon antes de servir e substitua o óleo do réchaud do aparelho de fondue por molho de carne bem denso. Na hora de comer mergulhe os pedacinhos de carne neste caldo até que fiquem aquecidos e depois passe nos molhos. O ideal seria substituir os molhos a base de maionese, queijos ou creme de leite (altamente calóricos por causa da gordura) por molhos de shoyo, mel e laranja, limão e alho, de frutas com iogurte ou com creme de espinafre.

Fondue de Queijo

A fondue de queijo normalmente é preparada com os queijos: emmental,gruyère, gouda, provolone, muzzarela e queijo fundido, todos ricos em gordura saturada. Uma sugestão seria utilizar queijos mais magros como requeijão light, cream cheese light, queijo prato light ou queijo cottage assim diminuiria o risco de engordar ou de elevar os níveis de colesterol sanguíneo. Troque o pão italiano por pão francês integral ou pedaços de cenoura/couve-flor/tomate cereja ou outro legume que têm menos calorias que o pão e contribuem com fibras que diminuem a absorção da gordura e ainda fornecem vitaminas e alguns sais minerais.

Fondue de Chocolate

O chocolate, apesar de delicioso, tem gordura saturada e muitas calorias. Seria muito saudável utilizar um chocolate com maior concentração de cacau (tipo amargo ou meio amargo) que são ricos em flavonóides (substâncias que impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias).

Para acompanhar use frutas como banana, morango, abacaxi, maçã e evite os bolos, caramelos, marshmallos e suspiros.

Como vimos, fondue pode ser uma ótima opção de refeição para o inverno, só vai depender da receita escolhida.

Abaixo veja receita: 

Founde Chinoise

Receita indicada pela cozinheira Cristina Hafeli, do restaurante Florina

Ingredientes:

  • 600 gr de lagarto

Para preparar o caldo

  • 1 unidade(s) de cebola
  • 1 talo(s) de salsão
  • 1 maço(s) de cheiro-verde
  • 2 unidade(s) de cenoura
  • 200 gr de alho-poró
  • sal a gosto
  • cravo-da-índia a gosto
  • pimenta-do-reino preta em grãos a gosto
  • 3 litro(s) de água

 Modo de preparo

  1. Deixe o lagarto congelar um pouco e fatie dois pontos acima da espessura do carpaccio.
  2. Distribua a carne em um prato grande.

Caldo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar.
  2. Quando os legumes estiverem prontos e o caldo reduzido, coe e passe para a panela onde será servido.

Na mesa:

Cada pessoa espeta uma fatia de carne bem dobradinha no garfo de fondue e mergulha no caldo de legumes.

Se quiser pode, também, ser acompanhado por molhos diversos, como sugerido na fondue de carne.

Edina Aparecida T.Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail:[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de capa: Pixabay

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário