Leite Materno – Amor de Mãe – Amor de dentro do peito

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Em nossa geração não havia dúvidas quanto ao melhor alimento para os filhos e a maioria das mães amamentava. Era um processo natural, incentivado por nossas mães e avós. 

Atualmente observamos  mudança em muitos valores culturais, entre eles observamos avós desestimulando a amamentação de seus netos e netas tão amados. Sabemos que vários fatores contribuíram para que isso tenha ocorrido, porém acreditamos que é possível reverter essa situação e aumentar o número de crianças que poderão receber o leite materno.

E nós avós temos um papel importante nisso. Pense nisso, informe-se, leia essa matéria:

Leite Materno – Amor de Mãe – Amor de dentro do peito

Neste mês de maio, homenageamos todas as Mães. Para falar a verdade nós deveríamos homenageá-las durante todos os dias do ano, E não se trataria de nenhum exagero.

O dom de ser capaz de “construir” um ser humano, a partir de duas células microscópicas, produzir dentro de seu peito alimento capaz de sustentá-lo até o 6º mês de vida, sem a necessidade de nenhum outro alimento, além de cuidar de tudo que ele precisa, e por ele, muitas vezes abrir mão dela mesma , parece algo exagerado, mas é pura realidade.

Se ficássemos restritos, somente a capacidade da mãe em produzir leite, fonte de vida e saúde para o seu filho, por si só já seria suficiente para torná-la candidata a diversos tipos de homenagens.

Imaginem ter a capacidade de produzir um leite que contém calorias, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais na quantidade e qualidade que o bebê precisa para crescer, ter saúde, desenvolver seu cérebro e ajudar a potencializar sua inteligência, prevenir-lo de contrair doenças e, no caso dele adoecer, cuidar para que ele se recupere mais rápido; e além do fato desses nutrientes estarem na forma adequada para a capacidade de digestão do bebê, possui inúmeros outros fatores nutricionais e de proteção que só existem neste leite e que a indústria alimentícia ainda não conseguiu reproduzir.

Isso só a mãe é capaz.

O leite materno é um alimento completo e perfeito, de graça, que está pronto a qualquer hora do dia e da noite.

Substituir esse alimento por outro leite animal (tipo vaca ou cabra), quando não há necessidade, é privar a criança do melhor e mais adequado alimento infantil.

Mães que se sentem inseguras quanto à quantidade de leite que produz ou sobre a qualidade do leite materno, que não receberam orientação de como amamentar, ou possuem outras angustias, poderiam procurar o profissional de saúde de seu bairro e esclarecer suas dúvidas.

Amamentar é a maior forma de expressar amor, um amor que vem de dentro do peito.

Neste Dia das Mães, nossa homenagem a todas as mães que amamentam, ou amamentaram e aquelas que tinham a intenção de amamentar, mas foram impedidas por diversos motivos.

Dizem que Deus não iria conseguir cuidar e alimentar todos os seus filhos ao mesmo tempo, por isso criou as mães para ajudá-lo.

Parabéns a todas as eleitas.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

Email: [email protected]

Matéria inicialmente publicada na Revista City Penha

 

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário