O corpo humano sadio e jovem possui cerca de 60% a 70% do seu peso em água, distribuídos dentro e fora das células e é nesse meio aquoso que ocorrem os processos metabólicos, o transporte de gases, nutrientes, lubrificação de articulações, processos de digestão, respiração e excreção. Sem mencionar o controle de temperatura que a água exerce sobre o corpo.
Qualquer variação, de água, para mais ou para menos afeta muito toda essa dinâmica e por consequência, a saúde propriamente dita.
É recomendado ingerir diariamente em torno de 30 ml de água para cada quilo de peso. Portanto, se você pesa 50 kg deve beber 1,5 l de água/dia e se o peso for 90 Kg, o ideal seria beber 2,7 l de água/dia.
Conheça o seu peso e calcule a sua necessidade, procure beber essa quantidade todos os dias, acompanhada de uma alimentação variada e colorida. Isso porque os minerais, principalmente o sódio, potássio, magnésio e cloro são grandes aliados dos líquidos das células.
Perder 4 a 6% de água do corpo é desastroso e se a perda for de 20% pode ser fatal. O mesmo problema ocorre quando líquidos são acumulados nos pulmões, cérebro e outras partes do corpo.
Só uma dica: pessoas muito obesas podem apresentar apenas 25 ou 30% do seu peso total em água (o tecido gorduroso retém menos água), por isso não se justifica o uso de diuréticos para emagrecer, visto que irão perder mais líquidos e não gordura.
Como se hidratar de forma saudável?
A forma mais saudável para se hidratar é beber água, chás caseiros, sucos naturais puros ou preparados na forma dos conhecidos “sucos detox” e água de coco. Lembrar que os dois últimos têm calorias e poderão ajudar a ganhar peso.
Não vale a pena matar a sede com refrigerantes, bebidas gaseificadas e sucos artificiais (com ou sem açúcar) eles possuem aditivos que podem causar alergias e gastrite, além disso, acabam exigindo um grande esforço do corpo para purificar e limpar todas essas substâncias agressivas à célula.
A cervejinha gelada parece que mata a sede, mas, na verdade provoca desidratação visto que o álcool inibe a secreção do hormônio antidiurético (responsável por controlar a saída de água do sangue para a bexiga) e sem a ação desse hormônio o liquido é eliminado sem controle, o que pode provocar desidratação.
Para se cuidar e evitar a desidratação, preste atenção nestas orientações:
1 – Lembre-se de beber água a toda hora, não se deve esperar ter sede para começar a tomar água, a sede significa que o corpo está levemente desidratado.
2 – Consuma alimentos ricos em água como frutas e vegetais que além do liquido contem os minerais que auxiliam a água a trabalhar dentro e fora das células.
3- Beber chás caseiros como forma de hidratação pode ser uma ótima ideia: aliar água com os principio ativo de plantas medicinais é ter duplo benefício.
4- Nos casos de desidratação faça o soro caseiro e beba um copo por hora.
5- As bebidas isotônicas só são indicadas quando se perde de 3% ou mais de peso corporal, ou seja, em casos sérios de desidratação, não as use sem necessidade.
Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
e-mail: [email protected]
consultório: 2307-1551
Foto de Capa: Pixabay
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha