Verão e Água de Coco, o que falta saber!

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

O coco é o fruto do coqueiro, família das palmeiras,sendo o coco da Bahia o mais conhecido.É interessante saber que, embora a costa Brasileira esteja repleta com pés de coqueiro, esta planta não é nativa do Brasil e sim trazida da Ásia pelos Portugueses por volta de 1550.

A água presente dentro desta fruta já foi muito estudada e é amplamente recomendada por médicos, nutricionistas e professores de educação física, mas vale a pena conhecer melhor este alimento e tirar o melhor proveito, dependendo da necessidade:

  • Valor nutricional: um copo contendo 200 ml de água de coco contém 44 Kcal, sendo 10 g de carboidrato ou açúcar e quase nada de proteínas e gordura. Contem cálcio, magnésio, manganês, fósforo, sódio, potássio e Vitamina C.
  • Para quem pratica exercícios físicos que causam aumento de suor, a água de coco é o mais natural e equilibrado repositor de água e sais minerais, ou seja, um isotônico natural, 200 ml contem 320 mg de potássio, 4 mg de sódio, 8 mg de fósforo e 10 g de carboidrato, além de outros minerais.
  • Graças ao carboidrato e a esses minerais, a água de coco devolve ao corpo a água e os minerais que foram perdidos no suor, nas diarreias ou estão em desequilíbrio nos casos de desidratação.
  • O carboidrato também previne a fadiga durante os exercícios, pois fornece energia ao músculo, poupando o glicogênio, desta forma sobra mais energia que reflete no desempenho.
  • A quantidade de calorias presente em 200 ml de água de coco equivale a ingerir uma fruta e a água de coco pode engordar quando a ingestão for muito grande e de forma contínua. Portanto, deve ser usado com moderação por pessoas com diabetes ou que precisam controlar o peso e não praticam exercício. A exceção é quando, conforme já mencionado, esteja sendo utilizado para repor as perdas de liquido e sais minerais provocadas por diarreia ou desidratação.
  • No caso da pratica de exercícios que não provocam aumento de suor o ideal é hidratar o corpo com água potável, para não correr o risco de repor as calorias que foram gastas.
  • Ideal para prevenir e tratar câimbras. Estas ocorrem por desidratação ou carência de sais minerais como potássio e manganês. A água de coco possui estes três elementos de forma harmônica.Foto: Pixabay
  • A água de coco não deve ser utilizada como substituto da água para hidratação e matar a sede, o ideal é ingerir de 6 a 10 copos de água potável por dia (dependendo do peso) e utilizar água de coco nas situações específicas.
  • É pobre em ferro, zinco e vitamina B2 e niacina por isso não é indicada para tratar anemia.
  • Pobre em gordura e isento de colesterol não prejudica quem tem colesterol alto.
  • Deve ser usado com cautela por pessoas com doenças no coração ou nos rins que precisam controlar o consumo de sal, potássio e fósforo.
  • Pode ser utilizada por quem tem pressão alta, inclusive com benefícios, devido à presença do potássio que estimula a eliminação do sódio do organismo diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial.
  • Pelo mesmo mecanismo citado acima, a água de coco pode auxiliar a diminuir o inchaço nas pernas equilibrando a quantidade de sódio na circulação, mas para isso acontecer o corpo precisa estar bem hidratado com água.

Água de coco não pode faltar neste verão, mas sem exageros.

Edina A.T. Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

Email: [email protected]

Consultório: 2307-1551

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa: Pixabay

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta