Você sabia que pressão arterial significa a pressão que o sangue exerce sobre as artérias?
- Essa pressão é controlada por vários mecanismos hormonais, mas basicamente tem a ver com a quantidade de água dentro dos vasos.
- E a quantidade de água tem a ver com a quantidade de SÓDIO que se consome (também presente no SAL).
- Quando se consome mais SÓDIO que o necessário, é como se o sangue ficasse “salgado” assim o corpo tenta “diluir” essa concentração de sal colocando água dentro do vaso sanguíneo, porém não tem espaço e assim a pressão aumenta.
- Quando esta pressão é muito alta, pequenas artérias se rompem e podem causar muitos estragos no corpo, como infarto, derrame e destruição lenta das células do rim, chegando ao ponto dele parar de funcionar.
- Sódio é um mineral presente em vários alimentos, quando está sozinho ou combinado com alguns elementos ele não tem gosto de nada.
- Quando o SÓDIO está combinado com o Cloro, forma o SAL de cozinha (NaCl), que é muito salgado. Um grama de SAL tem 400 mg de SÓDIO
- A indústria de alimentos utiliza SÓDIO como conservante, consumimos muito SÓDIO sem perceber.
- No rótulo dos alimentos está descrita a quantidade de SÓDIO e não de SAL. A recomendação de SÓDIO é de 1,6 a 2,4g/dia, enquanto que a de SAL é 5g/dia (1 colher chá) para quem tem pressão normal e 2g/dia ( 2 colheres café) para quem tem pressão alta ou toma remédio para pressão.
- O SÓDIO não é um veneno, ele é muito importante, o problema é o excesso. Ele controla o equilíbrio de água no corpo, contribui para transmissão de impulsos nervosos, permite a contração muscular e participa da regulação do ritmo do coração.
Como vimos o SÓDIO não é encontrado somente na forma clássica de SAL de cozinha, ele está escondido em muitos alimentos, por isso evite/ prefira:
Experimente outros sabores, reduzindo o SAL e acrescentando cebola e alho, ervas aromáticas como manjericão, alecrim, louro, salsinha, cebolinha, coentro.
Faça o Sal de Ervas. No blog tem as dicas de como prepará-lo.
Observe a quantidade de sódio nos rótulos dos alimentos industrializados e compare com os limites diários.
Agora você sabe por que as nutricionistas falam tanto para diminuir o consumo de alimentos industrializados!
Prefira os alimentos naturais:
Foto: Pexels
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha
Foto de Capa: Pexels