Cresci acreditando que o significado da vida estava fincado em um tripé: trabalho /filhos e vida fértil.
Era como se ligasse no automático.
Prazer enorme encontrei no trabalho e prazer maior ao chegar em casa e poder curtir as filhas. Nessa fase não conseguia me dedicar a outros aspectos da vida. Minha vida estava completa!
Aos cinquenta me deparei com mudanças que embora fossem consideradas naturais me supreenderam como se nunca tivesse sido avisada que isso ocorreria.
- As filhas cresceram e foram buscar a própria existência com trabalho, estudo ou relacionamento;
- Completou o tempo de serviço e poderia me aposentar;
- Chegou a tal menopausa…
E agora??
E como se não bastasse uma, as mudanças ocorreram quase que simultaneamente, o que me obrigou a a rever com muita rapidez todo o alicerce em que sustentei minha vida!
Não estou falando em descontruir minha essência, mas reconstruir o ponto de vista, reinventando novas formas de ver o mundo, buscando novos significados para o existir.
Compreender todo esse fenômeno. Refletir, fazer caminhadas, estudar, pesquisar e buscar dentro de mim as possibilidades de reescrever os projetos de vida, esse foi o foco!
E é um processo contínuo que dá assunto para muitas conversas…
VIVERDEPOISDOS50 é uma forma de continuar pesquisando e conectando com pessoas que se identifiquem com o tema!
Conto com vocês!!
(foto tirada pela minha filha, em nossa viagem a Colônia del Sacramento)
38 comentários
poxa que bom poder ouvir depoimentos tao parecidos com o meu
Boa tarde!!
O foco na vida muda depois dos 50 anos. Filha médica já com residência concluída. Minha esposa com tempo para se aposentar; mas, tem receio de ter que enfrentar outras pespectivas não focada no trabalho que vem realizando. Daqui a pouco teremos que enfrentar ” a síndorme do ninho vazio” o que naturalmente parece ser mais difícil para mãe.
Adorei a receita do colete em croche.
Como faço para te seguir. Obrigada
Olá Magali
Boa tarde,
Muito obrigada por sua participação no blog.
Você pode nos seguir através do Instagram na página @viverdepoisdos50 – link: https://www.instagram.com/viverdepoisdos50/
No facebook no link: https://www.facebook.com/viverdepoisdos50
Você também pode fazer seu cadastro na página do blog e receber todos os sábados, os posts da semana.
Que acha?
Vou enviar um email para vc!
Um abraço!
Cida Costa
Amiga querida dos tempos de infância,agora retomamos no mesmo barco….me identifiquei com cada item citado, ,nosso momento atual,enfrentamento de novas perspectivas.,adorei, você disse tudo.
A busca pelo novo todos os dias não é amiga??
Muito interessante o testemunho de cada um de vcs. Quero está conectanda com essa galera.
Fico muito feliz por estar aqui conosco! Que assim permaneça!
Estou aposentada há pouco mais de seis meses. A cada dia tento me reinventar, valorizar novas atividades, enfim mudar a velha perspectiva. Acho que estou me saindo bem, mas quero mais e estou indo atrás. Bjs
Esse espírito inovador é que nos impulsiona para a vida! Parabéns!!
Muito bom saber que depois dos cinquenta, exista uma nova vida mais saudável, serena e com outros afazeres. Amo ler seus comentários, um aprendizado a mais. Grato.
Fico feliz em ver você participando do blog, lendo comentários. Precisamos de mais meninos assim! Gratidão!
Me identifiquei com tudo dito aqui. Já estou em todas essas fazes e mais algumas, pois estou com 60. Estou em mutação constante. E a procura de um grande amor.
Graça, que graça de comentário. Obrigada por estar aqui compartilhando conosco sua vida e seus sonhos. Que este grande amor chegue a vc. Um abração com carinho!
Linda história! Eu que já passei TB dos 50anos me identifiquei. A diferença acho que é que não me aposentei, apesar de até já ter tempo suficiente na carteira. E… Meus filhos ainda tá novo. 13 anos. A filha com 18 querendo voar. E eu precisei me reinventar, pois senti necessidade de aos 52 anos mudar de profissão. Deixei de ser jornalista pra ser Farmacêutica. E cá estou eu. Formada, recomeçando minha vida profissional , cheia de sonhos. E que Deus nos ajude, né?
Procuro nao ficar parada. Vou fazer minha caminhada com o pensamento na proxima viagem e se der, no curso de ingles que faz tanta falta quando vou viajar.
Manda notícias das suas viagens? Beijos!
Boa tarde, como gosto do seu Instagram. Sou enfermeira, trabalhava em 2 empregos e há 9 meses me aposentei de um, então tenho dias mais livres para correr, estudar e fazer algumas coisas que gosto.
Parabéns 🤩
Fátima, sua linda, como enfermeira você pode, se quiser enviar material para publicarmos no blog. O que acha? Aqui o trabalho é bem voluntário.
Abraços e mantenha contato. Cida Costa
Maravilhoso encontrar esta iniciativa! Estou em plena envelhescência e gostaria muito de aprender com todos vocês! Beijos e parabéns pela iniciativa, Maria Aparecida.
Fique conosco, participe. Tenho certeza que podemos aprender muito uns com os outros. Abraços!!
É muito gratificante encontrar pessoas como vc nas redes sociais. Que faz crescer toda essa rede de forma positiva. Maria Aparecida muito obrigada pela sua iniciativa. Juntas formamos uma roda de novos saberes e renovações.Mulheres de 50 ou mais, a vida está recomeçando. Estamos juntas.
Estamos juntas! Abração!
Olá, somente hoje recebi seu pedido para publicar meu artigo. Sou Marlene Lamarco e fico feliz em compartilhar.
Tenho inúmeros artigos iniciados depois dos 50 no site http://www.aconteceemalphaville.com.br
Abraços!
Marlene, gratidão por sua gentileza. Texto compartilhado em link
Abração
Nossa como me identifiquei agora, estou sofrendo tudo isso.
Nos identificamos como mulher da mesma geração. Que maravilha ouvir isto de você! É saber que somos “normais” e podemos enfrentar tudo isto juntas. Abraços no seu coração e participe sempre conosco, opinando.
Gratidão
Cida Costa
Boa noite.
Meu amigo Brown falou sobre você. Mais cedo tinha visto o seu comentário sobre a crônica “Cizinha e os cabeludos” no blog do nosso amigo. Fiquei comovido e feliz com a maneira sintética e o correto uso das palavras. Aposentei-me aos 57 anos. Trabalhava em multinacional e parei no momento certo. Resolvi viver. Há uma vida fora das paredes corporativas. Descobri que a felicidade está nas coisas simples. Vim de família pobre e as ruas me ensinaram a ver a vida. Acordo, preparo o café, vou me exercitar. Converso com todos os porteiros da rua, com o guardador de carro da esquina, com o apontador do jogo do bicho, com o camelô da outra esquina, com o exilado sírio que vende comida árabe, com a velhinha que atravessa a rua. Conheço e converso com todos barraqueiros da feira. E quando volto pra casa levo uma bronca da minha doce Aiza que me atura há 49 anos e 5 meses. Entre namoro, noivado e casamento. Peguei emprestado do Pablo Neruda o título da biografia como lema da minha vida: “Confesso que vivi”. Sim, foram anos de dureza, porrada, música, Fellini, disco, anos 60, 70 (período brabo de sexo, drogas e rock n’roll). Venci muita coisa, enfrentei dragões e João Gilberto me acalmava sempre. Aprendi nas escolas públicas de Vitória da Conquista a amar as letras. Guardei-as muitos anos. E agora, aposentado, as coloco no papel. Vivi muita coisa e meu querido e saudoso Nelson Cavaquinho, num balcão de botequim de disse, entre copos de cervejas, que “o sol há de brilhar mais uma vez, Valto”. O único a me chamar por esse nome. Gostei do seu espaço. Hasta la vista, baby!
Valtecir, gratidão imensa por suas palavras, que aliás fluem de maneira encantadora. Inspiradora sua história e a forma como a expressa. Fico feliz e lisonjeada por ter gostado do “meu cantinho”. Apareça mais vezes! Em breve comemorará 50 anos com sua doce Aiza, uma benção! Parabéns!! Um grande abraço!
Amei seu blog, Cida!
Tenho 40 anos e confesso que fico pensando como será minha vida quando chegar na sua fase!
E nada melhor do que aprender com quem já tem experiência!!!
Acredito ser interessante ir meditando e digerindo tudo que está por vir, o que vai me ajudar para meu próximo passo de maneira mais leve!
Gratidão!
Olá Barbara!
Que prazer ter você por aqui. Seja muito bem vinda!
Fico feliz que você tenha gostado do blog. Está convidada a escrever sobre saúde bucal. Que tal?
Grande abraço!
Olá Cida… é uma satisfação e algo salutar poder sorver coisas relevantes… Conviver com pessoas inteligentes e encantadoras… Penso ser este espaço uma ambiência de gente assim.. Parabéns por seu trabalho.
Fico feliz que tenha gostado! Venha compor conosco. Abração!
Olá, Maria Aparecida. Descobri hoje seu site e ganhei o domingo. Parabéns pelas pautas! Que esse “processo contínuo que dá assunto para muitas conversas” siga fluindo bem e conectando pessoas. E, por falar em conexão, não sei direito como cheguei a você. Mas o invisível e inconsciente explicam: sou jornalista com longa trajetória em saúde pública e agora também mestra em educação com estudos sobre envelhecimento humano. Nada é por acaso. Parabéns à filha pela foto. Sensibilidade e boniteza não faltaram. Um grande abraço. E tudo de bom a você e a todxs que escrevem neste espaço!
Érika, o coração aquece quando encontramos alma como a sua. Você ama aquilo que você se identifica, o seu espelho. Aqui temos um espaço para acolher histórias, conteúdos de saúde e qualidade de vida. Nosso email é [email protected]
Abração
Foto expressiva, linda, quântica!
🙂