Prevenção da Osteoporose

por Mª Aparecida Costa

O que você sabe sobre a osteoporose? “Doença do osso fraco?”  Parece ser um problema longe de acontecer com a gente? Mas não é 🙁 !! Depois dos 50 precisamos estar informados e atentos.

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela dificuldade na recuperação dos ossos deixando-os menos densos e mais frágeis. Embora presente nos homens, a osteoporose é mais comum em mulheres, principalmente depois da menopausa.

Nessa fase da vida, com a queda brusca da produção do hormônio feminino – o estrógeno – os ossos passam a se descalcificar e ficam mais frágeis. Esse processo ocorre lentamente e na maioria das vezes a pessoa não apresenta nenhum sintoma.

Em muitos casos, a osteoporose somente é identificada quando ocorre uma fratura óssea. Essas fraturas podem ser espontâneas, ou seja, o osso se parte sem que ocorra nenhum trauma.

Algumas pessoas tem maior propensão a ter osteoporose que outras, por diferentes causas e fatores de risco. Podemos destacar: história da doença na família, uso de alguns medicamentos, uso de cigarro ou álcool, entre outros.

O diagnóstico precoce da osteoporose é feito por um exame conhecido como densitometria óssea, que deve ser realizado em mulheres após a menopausa e homens com mais de 50 anos.

Algumas dicas

  1. A prevenção começa na infância. Devemos estimular nas crianças e adolescentes a adoção de hábitos saudáveis que podem prevenir ou minimizar a doença na vida adulta. Ingerir alimentos saudáveis, ricos em proteínas como leite, queijo, verduras escuras, gergelim, feijão branco e tofu. Devemos estimular também a prática de exercícios ao ar livre.
  2. Manter o hábito de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas de baixo impacto na vida adulta. Preferencialmente atividades físicas ao ar livre com exposição solar.
  3. Tomar sol no rosto, tronco e braços antes das 10 horas ou após as 16 horas por no minimo 15 minutos 2 a 4 vezes por semana, salvo se tiver algum problema de pele. A vitamina D é essencial para a nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo, como ela não está presente na maior parte dos alimentos, podemos consegui-la através da exposição ao sol ou suplementos vitamínicos;
  4. Mulheres menopausadas e homens com mais de 50 anos devem conversar com seu médico sobre a realização da medida da densitometria óssea, importante para a detecção precoce e o acompanhamento da doença.

Em resumo: uma alimentação saudável e a caminhada ao ar livre, contribui com a redução do risco de vários agravos à nossa saúde, inclusive a prevenção da osteoporose. Além de trazer alegria e qualidade de vida!!

Está na nossa mão!! É só fazer acontecer … e com a frequência recomendada por seu médico!!

Para saber mais:

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Osteoporose

DOENÇAS E SINTOMAS – OSTEOPOROSE

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário