“Sorrisos começam nos olhos”, eu vi essa frase esses dias e acho que ela nunca representou tão bem o momento em que estamos vivendo. Com o uso de máscaras, ficou mais difícil identificar os sorrisos que muitas vezes traziam tanta alegria para os nossos dias, pelo menos para mim, fazia uma grande diferença. Ainda faz, mas o que mudou foi a percepção do sorriso, agora precisamos rir mais com os olhos do que com a boca!
E vamos combinar, tem sorriso mais sincero do que aquele que é dado com os olhos? Essa é uma daquelas coisas simples da vida que acaba passando batido no dia a dia, mas que faz tanta diferença. Os tempos são difíceis, mas os sorrisos nos trazem muito conforto, quase que substituem os abraços que há tanto tempo não temos dado!!
O sorriso faz com que a gente se sinta bem! Eu sempre busco algo no meu dia que me faça sorrir, assisto uma série ou filme de comédia, vejo páginas de humor, assisto vídeos de bichinhos fofos na internet, claro que não anula os sentimentos difíceis, mas trazem sim, razões para sorrir, quando muitas vezes achamos que não a temos!!
Como você se sente quando alguém sorri para você? Como uma forma de agradecer, uma forma de dizer que se sente feliz com sua presença, ou apenas um modo de gentileza, para dizer um oi sem palavras! Como é para você? Para mim, quando alguém sorri, eu automaticamente sorrio de volta, como uma forma de retribuir o gesto, mesmo que às vezes sem perceber!!
O sorriso é contagiante, quando alguém está dando risada ao nosso lado, automaticamente a gente começa a rir também, mesmo sem saber o motivo e ficamos afoitos tentando saber o porquê, para podermos rir também, às vezes nem é tão engraçado, mas nos sentimos contagiadas por aquele momento. Algo simples que faz toda a diferença na nossa vida!
Em tempos de máscara e distanciamento, vamos sorrir mais com os olhos!!
Fernanda Schroeder
Psicóloga – CRP 06/125607
Email: [email protected]
Instagram: psi.fernandats
Telefone: (19) 99806-1715
Capa: Imagem de silviarita por Pixabay