Você se permite errar?

por Fernanda Schroeder
publicado em: atualizado em:

Tudo que é em excesso faz mal, é importante estarmos atentos aos nossos comportamentos, isso nos faz sair da nossa zona de conforto, por isso é tão difícil. Nem sempre entendemos que precisamos mudar, e continuamos sofrendo, permanecemos no que é conhecido, mesmo que seja algo que nos incomoda, mas só conseguimos tomar consciência dos nossos comportamentos se a gente olhar com profundidade para aquilo que nos incomoda, tentando entender ao invés de julgar.

Quando a gente avalia os nossos comportamentos, questionamos nossos pensamentos, refletimos sobre a forma como agimos, fazemos uma autocrítica, o que é necessário para a vida.

Vivemos nos julgando e transformando a autocrítica numa forma de punição e tudo bem extrapolar um pouquinho, mas será que a gente precisa sempre se culpar e se castigar?

Imagem de Daniela Dimitrova por Pixabay

Isso está relacionado a forma como fomos ensinados, quando a gente começa a entender que para sermos aceitos, precisamos ser perfeitos. Que não nos é permitido errar!

E se erramos, não aprendemos a olhar para o erro como uma possibilidade de aprender algo, entendemos que estas situações não podem acontecer novamente e levamos isso para a vida, toda vez que erramos, ao invés de pedir desculpas, tentar resolver a situação e aprender com ela, a gente se culpa, se julga, se critica, muitas vezes se ofende, diz palavras que não falaríamos para ninguém, começamos a fazer coisas pra agradar à pessoa, tentando compensar nossa atitude e remoemos isso por dias.

Esse é um exemplo de coisas simples, mas pode acontecer também em situações mais complexas, quando fracassamos, ficamos remoendo, acreditamos que não temos capacidade para fazer outras coisas, que somos fracassados, não merecemos coisas boas na vida, diminuímos as nossas potencialidades.

Olha o que fazemos conosco? Merecemos isso?

Lidar com o excesso de autocrítica é importante, quando vem com uma carga excessiva, não nos faz refletir e ter consciência, vem em forma de julgamento, acabamos nos culpando por tudo o que acontece em nossa vida.

Precisamos compreender que somos imperfeitos, melhorar naquilo que não nos agrada, aprender com os erros e, acima de tudo, nos respeitarmos.

Fernanda Schroeder
Psicóloga – CRP 06/125607

Email: [email protected]

Instagram: psi.fernandats

Telefone: (19) 99806-1715

Capa: Imagem de Ria Sopala por Pixabay

Talvez você também goste...

3 comentários

Elisabeth Brambila 27.fev.2021 - 17:09

Muito bom esse texto..vamos refletir a respeito..muito importante.

Responder
Fernanda Schroeder 04.mar.2021 - 10:25

Muito obrigada! Realmente é um tema muito importante para refletirmos!

Responder
Maria Luiza 04.mar.2021 - 11:27

Muito importante enxergar que somos seres em evolução que os erros fazem parte do crescimento pessoal, achar o lado bom e respeitar nossos limites é primordial

Responder

Deixar um Comentário