Aprecie no verão e eles cuidarão da sua saúde.
Os frutos açaí e juçara são berries da família das frutas vermelhas e roxas, aquelas duplamente saudáveis graças as suas propriedades nutricionais e medicinais e são provenientes de palmeiras.
A diferença é que enquanto o açaí é nativo da Mata Amazônica (norte do país) e produzido pela palmeira açaí, já o fruto juçara é encontrado na Mata Atlântica (áreas litorâneas do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul) e produzido pela palmeira Juçara (a mesma que produz o palmito juçara).
Aproveitar o verão para consumir esses frutos seria como unir prazer e tratamento em um só momento. Cada componente desses frutos cuida de uma parte do corpo. Conhecer seus nutrientes e onde agem, seu potencial medicinal, bem como seu valor calórico, será um diferencial na hora de fazer suas escolhas:
Cérebro e memoria: graças aos potentes antioxidantes, como antocianinas, proantocianidina e outros flavonoides, o cérebro fica protegido do envelhecimento precoce. Eles retardam a degeneração dos neurônios e o
aparecimento das doenças da idade.
Coração e pressão alta: fonte de boas gorduras, como ômega 6 e 9 o açaí também possui beta- sitosterol, que agem na redução do colesterol ruim. Já a antocianina, que dá a cor roxa ao fruto, aumenta o colesterol bom e o
conjunto de fitoquimicos ajudam na dilatação das artérias, aliviando a pressão arterial. A presença de Vit E e Vit B1 e sais minerais como manganês, cobre, cromo e zinco estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares.
Ossos: fonte de cálcio, vitaminas e sais minerais.
Articulações e inflamações: A Universidade Federal de Ouro Preto constatou a capacidade do açaí de combater à inflamação nas articulações. Ele aumenta a produção das chamadas células reguladoras (linfócitos Treg) que inibe a inflamação e com isso há redução da dor.
Intestino, imunidade: rico em fibras, elas ajudam o intestino a funcionar regularmente e aumentam a imunidade pois servem de alimento para as boas bactérias intestinais favorecendo a formação da barreira contra entrada de doenças.
Além disto, as fibras reduzem a absorção de gorduras, controlam a entrada de açucares no sangue e aumentam a saciedade.
Açaí trata anemia:
Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia — INPA/CPCS em 2002, dosou a quantidade de ferro no açaí. Mostraram que o açaí é pobre nesse mineral.
Engordam?
A polpa industrializada contém entre 50 e 80 Kcal em uma porção de 60 gramas (dependendo da quantidade de água adicionada). Essas calorias são insuficientes para levar à obesidade.
O que engorda são os acompanhamentos como xarope de guaraná, leite condensado, confeitos de chocolate, paçoca, castanhas, banana; tudo junto e misturado.
Os benefícios estão em consumir a polpa, pura de preferência. Bons acompanhamentos seriam: leite em pó desnatado, que adiciona cálcio e proteína. Se preferir o sabor mais doce, adicione agave.
Um fato importante:
Consuma apenas açaí pasteurizado.
Sabe-se que durante a colheita e o processamento do açaí diversos microrganismos e insetos causadores de doenças podem estar presentes. Dentre eles o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, que vive no inseto conhecido como barbeiro.
O açaí pode ser uma das possíveis causas de contaminação por via oral da Doença de Chagas Aguda.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
E-mail:[email protected]
Fone: (11) 2307-1551
Imagem de Capa: Sebrae Respostas
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha