Na casa em que nasci não haviam plantas ornamentais – não era muito usual entre os membros da família. No imenso quintal de terra batida crescemos à sombra de árvores frutíferas, goiaba, manga, jaca.
Já adulta, me aventurei no cultivo de um coqueiro de jardim em vaso. À medida que conseguia mantê-lo vivo fui ficando mais ousada, adotando outras espécies e até me arriscando a gestar algumas sementes.
Aos poucos fui aprendendo que a frase “algumas pessoas tem mãos boas para plantas” é mito. Amorosamente, fui descobrindo o poder das plantas para embelezar, purificar o ar e trazer boas energias para a casa e para as pessoas.
Compreendi que para termos plantas bonitas e saudáveis não é preciso ter dons especiais, basta conciliar amor, informações e tempo para o cuidado.
Coadjuvantes na infância, minhas filhas acompanharam meus passos no caminho da jardinagem. Hoje, assumem elas próprias o protagonismo, comprando plantas, discutindo melhores formas de adubar, ganhando segurança para a adoção destes seres vivos tão especiais e, naturalmente alterando todo o ambiente onde vivem.
Isabela, a caçula diz: “as plantas são o novo “pet” das minhas amigas, com o isolamento, maior tempo em casa, foi natural reavaliar o ambiente e desejar reformar, redecorar, ampliar, iluminar, embelezar a moradia. E adotar plantas!“
E elas decoram, embelezam o ambiente, traz aconchego, além de melhorar a energia da casa. É também uma forma de contato com a natureza e alívio de estresse.
Cada planta tem suas características e necessidades. Antes da escolha é importante dosar seu tempo para o cuidado e quais plantas terão melhor adaptação ao ambiente disponível.
Veja algumas plantas de fácil cultivo:
Zamioculca
Originária da Tanzânia, é uma planta que gosta de calor, se adapta bem em ambientes internos. Deve ser regada apenas quando o solo estiver bem seco. Planta que ajuda na harmonização da energia do ambiente.
Suculentas
Conhecida por suas folhas gordinhas, podem ser encontradas em diversas cores e formatos e criar uma composição colorida, criativa e linda. Só devem ser regadas quando o solo estiver bem seco.
Gerânio-pendente
Suas flores formam mini buquês. Podem ser plantados em vasos suspensos ou em jardineiras. Preferem ambientes externos com exposição ao sol.
Antúrio
Precisa de sombra e luminosidade indireta. Deve ser regada com frequência, mas sem exageros.
Lirio da Paz
Podem ser mantidas em ambientes internos, gosta de sombra e rega constante, sem exageros.
E você gosta de plantas? Quais plantas você tem em casa?
2 comentários
Que delícia ler seus textos!!!
Eu já tentei várias vezes cultivar plantas, mas sem sucesso. Você me despertou a vontade de tentar novamente.
Entra na onda da moçada. É o novo “Pet”. Dá certo sim! Prazer em ver vc por aqui, menina!
Saudades!beijão!