2016 – 1h 56min
Sabe aquele dia em que você navega despretensiosamente procurando um filme, aparece um, você resolve assistir e fica impactada com a história? Impacto positivo, claro, que vai ficando mais intenso quando você descobre tratar-se de uma história real?
Você pode sentir isto ao ver este filme irlandês, baseado na vida da artista Maud Dowley/Lewis, nascida em Nova Escócia, Província Canadense em 1903.
Desde criança sua mãe a incentivava a pintar cartões para vender no Natal. Maud tem uma filha de quem é separada por não ter condições financeiras para criá-la.
Mais tarde, casa-se com Everett Lewis (Ethan Hawke). Vivendo em extrema pobreza, ela começa a pintar e a vender seus trabalhos com a ajuda do marido.
Maud sofria de artrite reumatoide e apesar de sua condição de saúde reduzir os movimentos, especialmente das mãos, ela persiste e sua obra é reconhecida nos anos de 1964 e 1965.
Maud Lewis morre aos 67 anos vítima de uma pneumonia. Em 1984, a sua casa é transformada em galeria de arte.
O filme conta a história de uma mulher forte e resiliente e também é dirigido por uma mulher – Aisling Walsh. Adoro conhecer histórias em que se destaca o protagonismo feminino. E você?
2 comentários
Bom dia Cida,fico muito feliz em leŕ e acompanhar esse blog,que muito nos ajuda,um grande bjo querida.
Eu fico feliz em ver você por aqui, querida! Beijão!