Lian Gong em 18 Terapias no Brasil: um verdadeiro encontro de duas culturas

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:
Professor Jaime Kuk

Por Jaime Kuk

Pouquíssimas pessoas sabem que o pastel de feira paulistano, hoje até conhecido no exterior, foi criação de um chinês preocupado em como sobreviver em São Paulo. E esse pastel nem existe na China!

Quando Dr. Zhuang Yuan Ming criou uma série de exercícios para seus pacientes tratarem de suas dores na cidade de Shangai, nunca imaginou que sua técnica atravessaria o planeta, crescendo com vigor numa cidade onde é manhã quando em Shangai é noite. E foi em São Paulo que o Lian Gong se espalhou inicialmente, em especial onde eu acho que o Lian Gong faz jus a que veio: o serviço público de saúde.

Professor Jaime Kuk –  Oficina de Lian Gong – HSPM – SP

Hoje os serviços públicos de saúde de várias cidades brasileiras, como Belo Horizonte e Campinas, usufruem dos benefícios de uma técnica que é terapêutica na sua essência, e que qualquer pessoa pode ter acesso, independentemente da idade, sexo, condição pessoal, econômica ou social. O Lian Gong parece ter nascido para ser de domínio público, como queria seu criador.

Eu tento entender porque o Lian Gong deu tão certo aqui, e peço que outras pessoas que trabalham com o Lian Gong, ou só o praticam, façam essa reflexão também; isso pode ajudar a incrementar as PICS e a visão que temos de saúde em geral. Então, a seguir, minhas reflexões:

Em primeiro lugar, o Lian Gong foi resultado de um trabalho intenso de um terapeuta com larga experiência em Medicina Tradicional Chinesa e tratamento de dores, o Dr. Zhuang Yuan Ming. E na China, esses médicos em geral conhecem profundamente os exercícios para saúde, de existência milenar.

Lian Gong – Evento de Práticas Integrativas – SP

Dor é um dos tormentos que mais afetam o mundo, e a medicina chinesa sabe que tratar de dor deve necessariamente tratar de todo o organismo, incluindo a parte emocional; por isso os exercícios do Lian Gong procuram harmonizar todas as funções orgânicas, trazendo uma sensação de bem-estar rapidamente percebida pelos seus praticantes.

Os exercícios do Lian Gong podem e devem ser adaptados às condições de cada pessoa, desde que se conheça mais profundamente sua estrutura, muito organizada e racional, e quem se dedicar a estudar um pouco pode entendê-la com relativa facilidade.

O Lian Gong não exige equipamentos nem roupas especiais.

O Lian Gong estimula a prática em grupo, e a medicina oriental em geral, não só a chinesa, sabe que um exercício praticado em grupo traz efeitos benéficos mais potentes que a prática solitária; mas se cada praticante se aperfeiçoar sempre, trará mais benefícios para o grupo e para si mesmo.

E finalmente, praticar Lian Gong abre uma porta para o contato e melhor compreensão de várias outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, entre elas o Tai Chi Chuan, Oito Brocados de Seda, Treinamento Perfumado, todos muito acessíveis e benéficos, pois são baseados em conhecimentos milenares.

Lian Gong – Parque do Carmo – SP – 2019

Conhecer e tentar compreender técnicas terapêuticas de outras culturas, que sejam sérias e bem estruturadas, como ioga, anti-ginástica, rolfing, etc., enriquece a nossa cultura pessoal e brasileira.

Por outro lado, podemos resgatar e desenvolver o que nossa própria cultura já tem a nos oferecer, em termos de medicina e práticas corporais, como por exemplo a cultura dos povos indígenas e africanos.

Saudações a todos!

Por Jaime Kuk

Professor de práticas corporais terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa

WatsApp (011) 99564-4584

Lian Gong em 18 Terapias

Foto de Capa: Prefeitura de São Paulo – SP

10 comentários
5

Talvez você também goste...

10 comentários

Cynthia Poole 24.jun.2020 - 18:31

Gostaria saber con quein posso façer em Sao Jose dos Campos?si me informaran fico agradecida..

Responder
Mª Aparecida Costa 27.jun.2020 - 06:21

Bom dia Cintia. Vi algumas matérias sobre a existência do Lian Gong em Unidades Básicas de Saúde em São José dos Campos. Neste momento as atividades em grupo estão suspensas. Depois que voltar à normalidade, verifique junto às equipes de Saúde as UBS mais próximas de você que tem esta prática e experimente! É maravilhoso!! Grande abraço!

Responder
Raimunda 25.jun.2020 - 17:56

O Lian Gong, surgiu para mim em um momento que eu estava com a lombar travada e me proporcionou um grande alívio. Continuei com a prática e agora é muito raro tomar remédio . Para mim , funciona realmente como uma auto fisioterapia. Gostei tanto que resolvi fazer o curso de Lian Gong com o professor Jaime Kok , uma referência no assunto. Agora sou voluntária com muito amor. Gratidão.

Responder
Mª Aparecida Costa 27.jun.2020 - 06:22

Foi é a pessoa que fez a ponte entre o Professor Jaime e este blog. Desta forma, foi possível divulgar a prática para outras pessoas e beneficiar a saúde de muitos. Seremos eternamento gratos. Grande abraço a vc!!

Responder
Sula 28.jun.2020 - 15:06

Ontem dia 27 iniciei a prática pelo computador, uma dor muito forte no ombro e braço, pensei ate infarto, depois da pratica milagre do Linan Gong, aliviu imediato, hoje voltei a praticar,moro sozinha e estou muito grata por ter conhecido, logo qdo essa pandemia passar irei fazer o curso para aprender e poder passar a outras pessoas como voluntaria,gratidão moro em São Paulo

Responder
Mª Aparecida Costa 30.jun.2020 - 15:33

Mas que notícia maravilhosa, menina! Eu também moro em São Paulo, na Zona Leste. Aqui temos várias serviços de saúde com esta prática. Por enquanto as atividades de práticas em grupo estão suspensas. Mas tão logo tudo isto passe, também retornarei. Abração!!

Responder
Linda Cristina Della Manna 21.ago.2020 - 22:33

Boa noite ! Em que local poderei aprender e praticar Lian Gong com o professor Jaime Kuk? Moro em Pinheiros , São Paulo.
Grata
Linda

Responder
Mª Aparecida Costa 30.out.2020 - 06:55

Bom dia Linda. O Professor Jaime Kuk está fazendo aulas on-line. Na ocasião passei o contato para você por e-mail. Agora o número foi incluído na matéria. Abração

Responder
SUZI DUARTE 04.set.2020 - 15:28

Gostei muito…comecei a fazer e tiraram o video por favor coloquem novamente ira ajudar muitas pessoas que não tem dinheiro para pagar aulas e esta longe de São Paulo, excelente professor explica detalhadamente não encontrei nada igual!!

Responder
Mª Aparecida Costa 08.set.2020 - 18:40

Oi Suzi, boa tarde!
Obrigada por ter me avisado. Deve ter acontecido algum problema com o link que incorporei. Sugeri outro com o Professor Jaime Kuk. Veja no texto. De qualquer forma, tem vários vídeos no YouTube com o mesmo tema. Eu também tenho procurado fazer diariamente.
Grande abraço

Responder

Deixar um Comentário