Proteja os olhos e a visão através da alimentação
Usar óculos de sol, evitar o fumo, manter-se hidratado e visitar o oftalmologista já são cuidados conhecidos para evitar ou retardar o aparecimento de doenças oculares.
Mas isso não basta; estima-se que cerca de 2,7 bilhões de pessoas no mundo sofram com algum dos problemas de visão, sendo a catarata e a degeneração macular relacionada a idade, (DMRI) as formas mais graves.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1 bilhão de pessoas têm perda de visão que poderia ser evitada ou tratada.
A boa notícia é que a ciência está avançando e novos estudos vêm mostrando o poder da alimentação e de determinados nutrientes sobre as organelas dos olhos, protegendo-as das agressões que propiciam as doenças.
Uma das mais fortes agressões é o estresse oxidativo que ocorre quando a produção pelo corpo de “agentes agressores”, como radicais livres, é maior que a presença de “agentes tratadores” como os antioxidantes.
Atualmente, a recomendação é garantir ao corpo maior fornecimento de nutrientes antioxidantes.
Quais são e onde estão:
Luteina e Zeaxantina = encontrados nos ovos, espinafre, couve, brócolis, pimentão amarelo e açafrão.
Usados em associação com azeite extravirgem, eles filtram a luz azul do sol que agride a retina e a mácula protegendo a visão e até reduzindo a evolução de doenças como catarata, DMRI e retinopatia diabética.
Altos níveis de luteína e zeaxantina podem reduzir em até 57% o risco de DMRI, mas nesse caso há necessidade de suplementação medicamentosa.
Vitamina A = presente na cenoura, brócolis, abóbora, espinafre, leite, ovos e fígado.
Faz parte do funcionamento das células nervosas sensíveis a luz, que estão na retina, sendo responsáveis pela adaptação dos olhos em ambientes com pouca iluminação. Faz parte da produção da melanina, pigmento protetor da córnea e da visão.
Vitamina C = frutas cítricas, caju, tomate, morango e pimentão.
É um poderoso antioxidante que protege os olhos contra danos causados pelos radicais livres, prevenindo glaucoma, catarata e a degeneração macular.
Vitamina E = Amêndoas, sementes de girassol, avelãs, abacate e espinafre. Com propriedade antioxidante, combate os danos causados por radicais livres e alguns processos inflamatórios. Além disso, melhora a circulação de sangue para a retina. Vitamina D = Sardinha, atum, cogumelos, ovo e fígado.
É imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante, está envolvida no funcionamento das células da retina, nos fotoreceptores e protege o nervo ótico contra o glaucoma.
Zinco = Carnes magras, mariscos, feijões, nozes, sementes de abóbora e lentilhas.
Encontrado em grande quantidade na retina, fundamental para transportar a Vit A para os olhos, além de outros nutrientes. Age sobre a imunidade e na eliminação de toxinas.
Omega 3 = salmão, sardinha, atum e cavalinha, sementes de chia e linhaça.
Essencial para a saúde da retina, prevenção da síndrome do olho seco e a DMRI.
Estimula a produção da proteína neuroprotecina D1 que é anti-inflamatória e neuroprotetora da córnea e da retina contra agentes agressores.
Um toque de atenção
Açúcar, excesso de calorias, álcool e gordura saturada (que entope os vasos sanguíneos dos olhos) são alguns dos agentes agressores que causam danos aos olhos.
Evitar esses inimigos da saúde ocular irá ajudar a otimizar a ação dos antioxidantes em suas funções.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
Email: edina.trovoes@gmail.com
Fonte: Revista City Penha
Capa: Freepik