Toda gordura é ruim? Saiba as diferenças e quanto consumir de cada tipo

por Edina A T Trovões

Nem toda gordura é ruim, muito pelo contrário algumas delas são essenciais para a saúde.

A gordura é um nutriente, chamado de lipídeo e, assim como a proteína e o carboidrato, faz parte de uma alimentação balanceada.

A importância dela é inquestionável. O que merece atenção é o tipo da gordura e a quantidade. Gordura é uma fonte de combustível! Uma das suas funções é armazenar e queimar calorias para atender as necessidades energéticas do corpo. Além disso:

  • Manter a temperatura corporal, como um isolante térmico.
  • Proteger os órgãos contra lesões e batidas.
  • Transportar as vitaminas A, D, E e K para serem absorvidas e utilizadas.
  • Revestir as fibras nervosas.
  • Fazer parte da camada externa da célula, ou seja, na membrana.
  • São elas que propiciam aquela sensação boa de saciedade após uma refeição.

As gorduras estão presentes tanto nos alimentos de origem animal quanto vegetal, algumas mais saudáveis que outras, mas tudo é gordura, muito calórica e dependendo da quantidade fazem as pessoas ganharem peso, por isso precisa ter o consumo bem vigiado.

Diferença nutricional das gorduras

A gordura sólida, como banha, manteiga, creme de leite, são de origem animal. A exceção é o óleo de coco que é de origem vegetal, mas é solido a temperatura ambiente.

As gorduras líquidas, como os óleos, são de origem vegetal.

As gorduras, sólidas ou líquidas, são formadas por pequenas estruturas nutricionais chamadas de ácido graxo.

E agora começa a confusão. São os tipos de ácidos graxos que ditam se a gordura é boa ou prejudicial para a saúde.

Existem basicamente quatro tipos de ácido graxo: o saturado, o poli-insaturado, monoinsaturado e a gordura trans. E isso tem a ver com a estrutura química dele e sua ação no corpo.

As gorduras ruins, são as que contém ácido graxo saturado. Elas fazem mal para o coração. Presentes nos alimentos de origem animal, apresentam consistência sólida em temperatura ambiente.

Fontes: banha, gordura do leite, manteiga, creme de leite, dos queijos, gordura das carnes, da gema do ovo, embutidos, frios e óleo ou polpa de côco.

As gorduras boas, possuem ácido graxo mono ou poliinsaturado, são as saudáveis. Presente nos alimentos de origem vegetal e peixes, a maioria tem consistência líquida.

Fontes: óleo de soja, canola, milho, linhaça, chia, abacate, azeite de oliva, nozes, castanhas, cacau e peixe,

As gorduras Trans são ruins quando estiverem na forma hidrogenada, que é resultado da industrialização e é utilizada em alimentos ultra processados como: comidas congeladas, bolos, bolachas, biscoitos.

E o Colesterol? Ele é uma gordura diferente, pois não contém ácidos graxos, mas sim esterol.

Ele não é vilão, pois tem importantes funções no organismo. Só é prejudicial quando em excesso no sangue, por aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Quanto consumir de cada tipo de gordura:

A Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose/ 2017 recomenda que o consumo de gordura seja entre 25 a 35% do total de calorias do dia, sendo menos de 10% de saturada, mais de 20% mono e poliinsaturada e menos de 1% para gordura trans.

Um adulto saudável, de 1,70 m, que necessita de 2000 Kcal por dia, deveria consumir entre 55 e 75 gramas de gordura/dia.

Procure sempre olhar o rotulo nutricional dos alimentos que consome e verifique a quantidade de gordura e a porcentagem dela naquela porção. Toda gordura é ruim? Saiba as diferenças e quanto consumir de cada tipo.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
Email: [email protected]
Telefone: (11) 2307-1551

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário