Hoje, 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar, tanto em homens quanto em mulheres.
Este é um dos temas em saúde pública de maior importância para mim, especialmente por ter vivido, eu própria, o drama de crescer em um lar alcoólico, e ter sentido em todos os meus poros, os efeitos do alcoolismo na família.
Como muitas crianças, como defesa, fui construindo máscaras para camuflar a vergonha da minha (e de tantas) famílias, sem ao menos compreender a dimensão do problema.
Não nos ocorre pensar que, enquanto a sociedade prega o “glamour” do uso do álcool, as famílias silenciam, vivem a dor solitária da convivência com o lado reverso do uso do álcool, quando este se torna nocivo.
Quantos adultos-crianças tentam se remendar atrás de suas máscaras? Quantos profissionais de saúde conseguem falar de experiências profissionais com o alcoolismo e negam suas vivências pessoais com o mesmo assunto?
É incoerente que a propaganda seja coletiva, social, e o abuso considerado responsabilidade individual.
Reconhecer nossas vergonhas e vulnerabilidades são caminhos possíveis para escancarar uma realidade muito comum em nosso país, compreender que o alcoolismo é uma doença que afeta diferentes classes sociais, credos, raças, é uma doença individual e coletiva e, que não estamos sozinhos.
Como diria Brené Brown em seu livro A Coragem de ser Imperfeito: “Quando estamos vulneráveis é que nascem o amor, a autenticidade, a aceitação, a alegria, a coragem, a empatia, a criatividade, a confiança e a autenticidade.”
Compreendendo a dor, aceitando a vulnerabilidade, talvez possamos ampliar, abrir o debate que nos ajudem a quebrar preconceitos tão arraigados sobre os efeitos do álcool, suas consequências e o uso mais seguro destas substâncias.
Afinal, as pérolas nascem do sofrimento da ostra e embelezam a vida.
O que você pensa a respeito deste assunto? Quer falar sobre isto?
Para saber mais: Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo
Capa: Imagem de bridgesward por Pixabay
2 comentários
Cresci em um lar alcoólico, sei a dor que isso causa nas pessoas.
Obrigada por seu comentário. Sabemos como é difícil e precisamos falar mais sobre isto.
Grande abraço a vc!