2020 – 1h22 min
Não recomendado para menores de 14 anos
O documentário retrata a história de duas mulheres, Pat Henschel e a jogadora de beisebol Terry Donahue, que viveram um grande amor “proibido e secreto“, a partir de 1947. Com medo de serem atacadas, demitidas ou mortas, as duas mantém um relacionamento afetivo em segredo, alegando serem primas ou amigas que viviam juntas sob o pretexto de dividir despesas.
Apenas 65 anos e meio depois, idosas, com problemas de saúde, e ante a necessidade de tomar decisões quanto à moradia e cuidados, revelam seu grande segredo para a família. São acolhidas, assumem a sua sexualidade, o seu amor e o celebram em uma cerimônia de casamento.
Este documentário pode ser uma boa dica para um domingo de inverno: com ele você pode ter a oportunidade de se emocionar com a história real de duas mulheres corajosas e refletir sobre o significado da palavra EMPATIA – compreender o mundo do outro sob os olhos do outro.
Repito aqui a frase que ouvi esta semana de uma amiga recente e querida – Barbara Bezerra do @partilhandosaberes2020 – Se seu amor é público e você pode demonstrar seu afeto (mesmo em pequenos gestos) você já é um privilegiado.
Pessoas amam pessoas!