Saiba mais sobre o escalda-pés
Os nossos pés são base de sustentação para o nosso corpo. São mais de 70 mil terminações nervosas que estão associadas com diversos órgãos.
O ato de estimular essas terminações provocam reações de bem-estar físico, emocional e energético. A prática de escalda-pés consiste na imersão dos pés em água morna (até 37°C) com quantidade suficiente para cobrir os tornozelos.
A ação terapêutica da técnica vai depender da planta medicinal ou óleo essencial utilizado. Neste período de pandemia da Covid-19, a saúde mental da população em geral tem sido afetada de forma negativa, de modo que é necessário buscarmos praticar atividades para diminuição da ansiedade, estresse e preocupação e aumentar o relaxamento, o autocuidado e a qualidade de vida.
Por isso, preparamos uma receita simples de um escalda-pés relaxante com a planta medicinal camomila. A camomila possui propriedades que diminuem a ansiedade, fornece relaxamento e é anti-inflamatória.
Lembrando que o escalda-pés é uma técnica contraindicada em casos de feridas abertas, distúrbios circulatórios como trombose e arteriosclerose. Gestantes e pessoas com câncer em situação de metástase devem consultar o seu médico.
Aprenda a fazer o seu escalda-pés. É bem simples:
→ Prepare o extrato vegetal da camomila.
- Para isso, utilize 2 colheres de sopa de suas flores secas para cada 200 ml de água;
- Aqueça somente a água até a fervura;
- Coloque a planta na água e cubra;
- Aguarde 15 minutos;
- Coe e o extrato estará pronto;
- Adicione o extrato pronto na bacia. Nesse momento, é opcional adição de sal grosso, bolinhas de gude ou pedras não pontiagudas para estímulo dos pés;
- Adicione água quente e complete com água fria até o tornozelo,
- Cuide para que a temperatura da água fique agradável ao toque.
E pronto, aproveite este momento de autocuidado para relaxar!
Fonte: Boletim Informativo – CPN Notícias – Centro Práticas Naturais São Mateus São Paulo – SP
Texto da Residente em PICS: Gabriella Bacelar dos S. Moreira
Farmacêutica – CRF 097673