Um ponto fundamental é identificar o que levou o distanciamento, para gerar a carência afetiva e com base nisso, podemos indicar um floral.
Para exemplificar, temos um tipo de pessoa, que é obcecada por ela mesma, ela tem uma necessidade de falar de si para os outros e não importa para quem seja, ela quer falar de seus problemas.
São aquelas pessoas que pegam no seu braço e mal deixam você falar, usam expressões tipo, eu estava lá, eu faço, eu já fiz isso, eu conheço alguém que passou pelo mesmo problema.
Como consequência as pessoas começam a evitá-la e isso irá causar o distanciamento.
Dessa forma, começa o maior problema para esse tipo de pessoa, pois ela tende a ficar isolada e ela detesta a solidão, justamente pela necessidade de ficar falando sobre ela mesma.
Este seria um tipo de pessoa que com certeza desenvolveria uma grande carência afetiva e sentimento de infelicidade muito grande, pois ela tem a necessidade do outro para ficar falando, porém isso causa um distanciamento justamente porque a outra pessoa não consegue interagir com ela.
O Floral de Bach Heather (Gentiana amarella) irá ajudar a pessoa desenvolver uma empatia pelo outro e abandonar a personalidade egocêntrica e ao invés de ficar falando o tempo todo dela mesma, ela passa a escutar e dar valor na opinião do outro, assim ela irá despertar o seu lado de ouvinte e quem sabe, poderá ser inclusive uma excelente confidente.
Este foi um dos casos de distanciamento que pode gerar uma carência afetiva, por isso, que antes de indicar ou usar um floral, tem que entender as causas para escolher o floral correto.
O terapeuta floral poderá auxiliá-lo nessa jornada.
Ivalter Silva Junior
Terapeuta Floral e Especialista em Gerontologia.
Membro da Federação de Terapeutas Holísticos do Brasil – FTHBR n° 44.441
Capa: Imagem de Jose Antonio Alba por Pixabay
4 comentários
Muito rico o entendimento sobre os Florais de Bach.
Obrigada Monica, prazer em ver você por aqui. Sempre parceira!
Abração
Oi Mônica,
Muito obrigado. Foi escrito com muito carinho para vocês.
Abraços fraternos
Ivalter
[…] Terapias com Florais […]