Estações do ano e a medicina tradicional chinesa – Outono

por Mª Aparecida Costa

Por Suely Feldman Bassi – UMAPAZ

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Outono é o momento onde o Yin começa a crescer. A energia da Terra (da estação anterior) transforma-se em Metal e começa a condensar, contrair, acumular e armazenar. O clima é seco.

O Outono é uma época de transição entre os extremos verão-inverno. A energia vital é descendente, pesada. O ciclo que mostra crescimento na primavera e exuberância no verão revela agora a maturidade e se encaminha para o fim.

Tempo de iniciar o recolhimento, de colher e armazenar as sementes para o inverno. Nas árvores as folhas secam e caem, para sobreviver e manter o ciclo constante.

A Natureza nos revela esta sabedoria, a entrega e desapego, deixar ir o que não serve mais para proteger o essencial e chegar renovada nas estações seguintes.
Assim também nós precisamos voltar a nossa energia para dentro com a finalidade de repensar, refletir sobre nossos projetos e novos caminhos.

Podemos então nos inspirar nessa sabedoria para reflexão: o que é preciso deixar ir e desapegar e o que recolher, para amadurecer novas forças e novos projetos; o que pode ir embora e o que deve ser resgatado e preservado para as próximas estações; observar o que pode estar impedindo o caminho essencial, pesos desnecessários e assim seguir com compromisso e significado,
aproveitando nosso potencial e criatividade. 

Imagem de Foundry Co por Pixabay

Na sabedoria chinesa, nesta estação a representação em nosso corpo são os pulmões e intestino grosso, com a função de assimilar o essencial e descartar o que não tem mais utilidade.

O Pulmão é o contato com a vida, um tesouro que vai nutrir o sangue – respirar, trazendo tranquilidade e serenidade, clareza
para pensar. Momento de fortalecer a energia de defesa, pulmões fortes, imunidade para o inverno.

Tempo de faxinar, limpar, refletir, desapegar dos padrões, reciclar pensamentos, apegos e excesso de emoções. Aproveitar para se conhecer melhor, o que deve ser mudado, no seu tempo e no que é capaz; reconhecer as necessidades do corpo e da alma; equilibrar e fortalecer o organismo para o inverno.

A atividade física é muito recomendada, assim como a Meditação.

Suely Feldman Bassi – Psicóloga especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade UNESP, Divisão de Formação UMAPAZ

Para as pessoas com interesse deste texto em PDF totalmente gratuito, basta clicar no link UMAPAZ

Capa: Imagem de CadreLuxe por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário