Escritores da Liberdade – Filme Netflix

por Mª Aparecida Costa

2007 – 2h 03min

Sinopse

Baseado em história real retratada no livro The Freedom Writers Diaries, da professora Erin Gruwell. O filme conta a historia de uma jovem professora em início de carreira, designada para dar aulas à uma turma “problemática” da escola Wilson nos Estados Unidos.

A sala de aula é formada por alunos de origem latina e afro-americanos, a partir de um projeto do governo Estadual de Inclusão de Jovens com diferentes etnias e estrangeiros.

Elenco: Hilary Swank, Imelda Staunton, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Kristin Herrera, Mario Barrett, Hunter Parrish, Antonio García, Giovonnie Samuels

Já assisti mais de uma vez o Filme e a cada vez sinto uma nova emoção. O enredo amplia a nossa compreensão para os efeitos da segregação social.

Nos faz pensar neste modelo de “inclusão” que coloca várias pessoas vítimas de toda sorte de violências e preconceitos em uma mesma sala de aula, com o mínimo de investimento educacional e sem o cuidado de promover uma integração real e igualitária com os outros alunos.

A professora Erin Gruwell e seus alunos na vida real

A Professora G compreende que seu papel vai além da sala de aula. Busca métodos que os ajudem a enfrentar os problemas sociais, familiares, o preconceito e a violência urbana. Sua dedicação é tão grande que acaba por prejudicar sua vida pessoal.

Vale a pena assistir, refletir, discutir com os amigos e ampliar o olhar para as questões do preconceito e da violência que afligem a nossa sociedade.

Buscar e trabalhar as causa do problema e não em suas consequências – Promovendo igualdade, respeito e cidadania à todos os humanos, sem distinção.

Fotos: Divulgação do Filme

Talvez você também goste...

2 comentários

Mônica Amorim 01.jul.2020 - 22:50

“Buscar e trabalhar as causa do problema e não em suas consequências – Promovendo igualdade, respeito e cidadania à todos os humanos, sem distinção.” Enquanto não for desmantelada a máquina da exclusão, continuaremos focados nas consequências perpetuando um ciclo.

Responder
Mª Aparecida Costa 03.jul.2020 - 08:00

Sábias palavras, Mônica! Um grande abraço!

Responder

Deixar um Comentário