Precisa sair de casa e ir ao supermercado fazer compras durante a quarentena?
Aqui estão algumas orientações importantes. Vale a pena conferir:
Antes de mais nada, não há nenhuma evidência de que o novo coronavirus possa ser transmitido por meio da ingestão de alimentos. Essa é a conclusão da Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority – EFSA) que avaliou esse risco durante a ocorrência de outras epidemias provocadas por vírus dessa mesma família.
Logo, no caso desse artigo, a orientação não é bem com a qualidade do produto em si, mas sim com a embalagem e a entrada desses itens para dentro da casa.
Antes de sair de casa
- Faça uma lista com os produtos que estão faltando para não esquecer de nada e não comprar itens em excesso. Saia o mínimo possível para as compras.
- Escolha uma roupa e deixe-a separado para usar quando for sair de casa e deixe outra troca para usar dentro de casa.
- Evite sair com relógios, brincos, colares, acessórios e bolsas grandes, enfim tudo que possam servir de depósito de vírus.
No supermercado
- Evite ficar tocando em prateleiras e em produtos que não irá comprar, mantendo distância entre as outras pessoas.
- Durante as compras procure não levar as mãos à boca, coçar os olhos e se for tossir ou espirrar cubra a boca com o braço dobrado na altura do cotovelo.
Ao chegar em casa
1. Descarregue as compras em uma área logo na entrada, se possível, fora da casa. Neste mesmo local, retire o(s) produto(s) da(s) sacola(s) ou caixa(s) e descarte essas embalagens imediatamente.
2. Tire os sapatos, vá para um espaço privativo e tire as roupas que usou na rua.
3. Lave as mãos e os braços até a altura do cotovelo e coloque outra roupa. Não fique em casa com a mesma roupa que usou na rua.
4. Higienize e armazene os produtos conforme as orientações a seguir.
Higienizando os produtos para serem guardados
Comece limpando tudo que entrará em contato direto com os alimentos (pia, tábua, mesa, talheres, facas, entre outros) com água e detergente ou com álcool 70%.
Separe os alimentos industrializados dos in natura:
- Alimentos embalados: desinfete a embalagem com álcool a 70% ou lave com água e sabão, abra a embalagem e transfira o alimento para um recipiente limpo, anotando a data de validade;
- Alimentos in natura (legumes e verduras): Lave-os bem em água corrente e depois deixe de molho por 15 minutos em água clorada (1 colher de sopa de água sanitária para cada 1L de água filtrada), enxague e seque bem. Acondicione em sacos próprio para alimentos ou potes plásticos e guarde na geladeira;
- Frutas que serão guardadas na geladeira deverão ser tratadas igual aos legumes e verduras. As frutas que ficarão na fruteira ou fora da geladeira não devem ser lavadas. Essas serão higienizadas apenas no momento do consumo;
- Ovos devem ser retirados da embalagem e guardados em potes fechados dentro da geladeira. Só lave os ovos antes de utilizá-los;
- Bebidas em garrafas de vidro, plásticas ou latinhas devem ser lavadas em água corrente com detergente neutro e secadas com papel toalha.
Só para reforçar, estamos falando em se proteger contra o novo coronavírus sem se esquecer que os alimentos são transmissores de outras doenças e por isso fique de olho na qualidade e na data de validades desses alimentos na hora da compra.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3- 1579
email: [email protected]
Matéria Publicada inicialmente Revista City Penha
Foto de Capa: Imagem de maja7777 por Pixabay