Fazemos parte de uma geração que foi se familiarizando com o avanço da tecnologia aos poucos, diferente das crianças que já nascem tendo contato e dominam muito cedo esta modernidade.
Sabemos que há ações desonestas em todos os espaços em que transitam os humanos, porém autoridades policiais alertam para um aumento nas tentativas de fraudes na Internet neste momento de isolamento social. Infelizmente os golpes acontecem com maior frequência com pessoas mais velhas.
Para muitos da nossa geração o mundo virtual ainda é uma incógnita e por esta razão ficamos mais vulneráveis à quadrilhas que se especializam cada vez mais em golpes na internet, por celular, telefone ou com cartões de banco.
Fique atento para:
E-mails Suspeitos
Caso receba um e-mail que não conheça sua procedência ou que considere suspeito, não abra e não clique em links, pois pode tratar-se de um vírus para obter dados pessoais.
Boletos Falsos
Ao realizar um pagamento pelo celular, computador ou no caixa eletrônico, confira o nome do beneficiário, o banco e o nome do pagante.
Assédio sexual
Golpes utilizando falsas promessas de compromisso afetivo sexual acontecem também com homens, porém é mais comum em mulheres com sonhos românticos.
É preciso estar atenta para perfis com fotos falsas, promessas de amor eterno e histórias dramáticas de necessidades financeiras. Ligue o desconfiômetro, converse com outras pessoas. Há grupos nas redes sociais que ajudam a identificar estes perfis.
Pesquise!
Não entregue cartões ou senhas
Os bancos e as instituições financeiras não enviam pessoas para retirar cartões. Também não telefonam para pedir informações pessoais ou solicitar senhas dos seus cartões.
Desconfie de compras vantajosas
“Quando a esmola é demais o santo desconfia” – Embora antigo este provérbio alerta para falsos descontos e promoções. Lembre-se que no comércio não há milagres, para manter o negócio, o comerciante precisa de sustentabilidade.
Cuidado com máquinas de cartões
Antes de digitar a sua senha em qualquer compra pessoal com cartão de débito ou crédito confira o valor que está sendo cobrado. Jamais faça qualquer pagamento em máquinas com o visor quebrado.
Cuidado com compras pelas redes Sociais
Se você não conhece a idoneidade da pessoa ou da empresa com anúncios nas redes sociais, não acesse o link disponibilizado. Coloque o nome da empresa em seu navegador e faça todas as operações através de sites oficiais. Jamais faça depósitos em contas pessoais.
Confira a idoneidade da empresa
Um recurso disponível para aumentar a segurança de comprar pela Internet é o site do Reclame Aqui. Por ele, você consegue pesquisar a reputação da empresa que você está realizando alguma transação, possíveis queixas, resposta e resolutividade da empresa diante das queixas.
Apoio a reclamações do Consumidor
Através da Internet você também pode fazer reclamações de empresas em sites de proteção ao consumidor como o Consumidor.gov.
Sempre que possível converse com alguém da sua confiança, especialmente filhos e netos que mais conectados ao mundo virtual terão maior facilidade para identificar situações suspeitas e nos alertar preventivamente.
Foto de Capa: Imagem de Bruno /Germany por Pixabay