György Doczi, em “O Poder dos Limites” relaciona as cores com a música e as diferentes notas musicais, apresentando um estudo sobre a existência de uma relação harmônica entre as ondas sonoras da música e as ondas eletromagnéticas da luz, mostrando que há uma aproximação relativa entre os números de uma e de outra.
Percorrendo o espaço vibratório podemos ver que somos dotados de sentidos que nos permitem ouvir os sons do meio ambiente que estamos e que cobrem uma faixa média de 20 a 20.000 Hertz ou ciclos por segundo. Podemos sentir o calor e podemos ver as Cores.
Quando estudamos a física do som, verificamos como os sons são percebidos pelos nossos ouvidos, com relação as suas frequências, suas intensidades e o timbre.
Por causa das relações entre as frequências de áudio, podemos denominá-las em toda a extensão da faixa de áudio somente por sete nomes diferentes: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si.
Por muito tempo, cientistas tentaram entender a relação entre música e cor, a ponto do físico Isaac Newton desenvolver uma teoria de que cada uma das sete cores do espectro se relacionava de alguma forma com as sete notas da escala diatônica (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si).
Os magos da Antigüidade, ensinavam que a emissão do som possui um potencial de transformação muito poderoso. A música clássica e melodiosa, inspira sentimentos doces e amáveis. Já os ritmos mais exaltados, intoxicam o corpo sutil ou áurico.
Um teólogo chamado Kircher, associou as notas musicais às categorias angelicais. Segundo ele, o Dó, aciona os Anjos e Arcanjos; Ré, os Principados; Mi, a qualidade Virtudes; Fá, Potências; Sol, os Domínios; Lá, os Tronos; Si, os Querubins, e ao conjunto das notas que formam a melodia, os Serafins.
Em suma, toda a música é um eco do impulso da criação divina e cada pessoa apresenta uma categoria musical de preferência. Esta categoria tem referência direta com as cores que cada um necessita para o seu equilíbrio energético do dia a dia e a necessidade de se manterem sempre harmonizados.
Todas as cores emanam de uma cor primordial, que se dividem em sete cores correspondentes às sete notas musicais:
Pratique diariamente a entoação das notas musicais para o equilíbrio dos chacras do corpo.
Como praticar
Inspire profundamente, mantenha a mente tranquila, sem muita agitação e, logo após a obtenção de uma tranquilidade interior, entoe (mentalmente ou em voz alta) cada nota musical. Esta nota, após a entoação reverberá e ativará o chacra a ela correspondente.
Exemplo: Fá (após entoá-lo, este reverberará no comprimento de onda correspondente ao chacra básico e à cor vermelha, ativando o primeiro chacra).
Continue o mesmo processo, entoando cada nota musical e mentalizando a cor correspondente ao chacra até a ativação do sétimo chacra (coronário), utilizando-se a nota musical Sol, que apresenta o comprimento de onda correspondente à cor violeta.
Cada entoação não tem um tempo mínimo específico, porém quanto mais entoações você fizer, maior será o seu equilíbrio energético diário.
Se inspire, viva com intensidade e harmonia e seja feliz!
Marcelo Spiandon
Dentista formado pela USP;
Pós graduado em redes de atenção à saúde pela FIOCRUZ (RJ) e em Implantodontia pela Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas;
Mestre em Reiki; Karuna Reiki; Terapeuta Integrativo, Cromoterapeuta, Radiestesista
Canal no YouTube – Expansão da Consciência
1 comentário
Bom dia. ❤