2017 – 1h 59min
Passado o período de festas, é hora de retomar, repensar projetos, refazer planos. E manter atividades prazerosas, engrandecedoras, necessárias.
E para relaxar e refletir sugerimos ver My Happy Family.
Filme original Netflix, com Ia Shugliashvili, Ninidze Merab Ninidze, Berta Khapava, teve a sua estreia no Sundance Film Festival recebendo dois prêmios: TIFF Awards para melhor interpretação e Transilvania Trophy.
Manana, uma mulher casada mora com os pais, marido, dois filhos e um genro na Geórgia – país localizado na Europa Oriental. Ao completar 52 anos, choca sua tradicional família ao decidir sair de casa e morar sozinha.
O filme mostra a trajetória de vida de uma professora solitária (mesmo vivendo em uma casa cheia de pessoas), invisível e infeliz com a falta de autonomia e autoridade feminina em uma sociedade patriarcal.
Desde o início é possível perceber que, embora tenha nascido e vivido em uma cultura que defende níveis de hierarquia entre homens / mulheres e entre gerações, o espírito de Manana deseja libertar-se desta opressão e ter o poder de decidir coisas simples da vida, como substituir o jantar por bolo.
Assisti o filme com as minhas duas filhas (com direito a colchão no chão da sala). Foi mágico ouvir delas o que esta nova geração pensa e sente diante da situação da mulher em nossa sociedade.
Vejo uma juventude preocupada em discutir e agir a favor do empoderamento feminino e da prevenção da violência contra a mulher.
Mas ainda há muito o que fazer para que a mulher possa de fato existir em um mundo mais respeitoso e justo para todos.
E você, o que acha deste tema?