Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio mata uma pessoa a cada 45 segundos no mundo. No Brasil ocorre um suicídio a cada 46 minutos, somando 32 pessoas mortas por dia.
Ainda segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas, ou seja, a prevenção é fundamental.
O Setembro Amarelo é uma Campanha Brasileira, criada por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) como uma forma de alertar para o problema e abrir o diálogo sobre o tema. Este mês foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Recentemente tivemos o privilégio de participar de um evento com a presença do Psicólogo Edson S. Hamazaki, que gentilmente repassou as informações e permitiu a publicação deste texto. À ele nossa eterna gratidão!
Na palestra, o profissional chama a atenção para as dificuldades de aceitarmos e encararmos o “transtorno mental como uma doença que precisa de atenção e tratamento”, muitos consideram como frescura ou falta de força de vontade.
Há muitos preconceitos, silêncios e mitos em torno do assunto. Diferente de outras doenças, as pessoas acreditam que podem ser curadas milagrosamente saindo de casa, passeando, buscando uma religiosidade.
É importante alertar que o transtorno mental é uma doença que precisa ser tratada como qualquer outra doença e envolve:
- Alterações emocionais;
- Mudanças no Humor;
- Mudanças no Comportamento;
- Mudanças no pensamento;
- Comprometimento Orgânico
A depressão não tratada é um transtorno mental e uma das principais causas do suicídio. “As pessoas quando se suicidam não querem morrer, elas querem acabar com seu sofrimento psíquico e com a desesperança”.
Vamos conversar um pouco mais sobre o tema?
É preciso ficar alerta para alguns sinais:
Comentários que devem despertar nossa atenção:
O caminho é encarar o problema e buscar tratamento.
Falar é a melhor solução. Se você está neste momento passando por um sofrimento muito grande e pensa em suicídio (ideação suicida). Converse com alguém a respeito.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende 24 horas por dia no telefone 188. É uma Organização que trabalha com voluntários treinados, que doam seu tempo para conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas.
Como podemos ajudar?
Se você tem alguém querido e está passando por situações difíceis, falando em morte, procure ajuda imediatamente. Precisamos estar mais atentos, ouvir mais, falar pessoalmente com as pessoas, abraçar, tocar, oferecer o ombro, dizer que ama, respeitar que o sofrimento é muito individual, acolher sem julgar.
Sente-se ao lado da pessoa e diga – você não está sozinho, estou aqui do seu lado, a sua disposição. No momento que você quiser se abrir vou estar aqui! 🙂
Tratamento Especializado
O tratamento psicoterápico não é um processo fácil, mas é única forma eficaz de buscar a si mesmo. Exige mudanças que só nós conseguimos fazer. A auto confiança nasce do autoconhecimento da autoaceitação. Quando enveredamos por este caminho não tem volta. A autoestima é uma meta que devemos buscar diariamente.
Você compreende que deve ser você mesmo sempre, um pouquinho melhor a cada dia.
O tratamento deve ser específico para cada pessoa. Um profissional de Saúde Mental pode avaliar a necessidade e orientar adequadamente. Através do tratamento podemos restaurar o sentido para a vida e a sensação de bem estar.
E a compreensão que a vida acontece através das relações com outras pessoas, a quem podemos apenas amar. Precisamos parar de tentar mudar o outro, aceita-los como são e nos focarmos em cuidar e modificar a nós mesmos! Com gentileza e amor!
Edson S. Hamazaki
Psicólogo – Telefone: (011) 97225-4959
Participa do Programa Alvorada as quintas feiras às 7 horas da manhã na Radio Boa Nova em Guarulhos.
4 comentários
Materia muito bom, ajuda bastante qdo tem esses assuntos.
Que bom que você gostou! Sua opinião é muito importante, estávamos juntas neste evento. Abração
Cida Costa
[…] Todos Alimentação Saudável Destaque […]
Ah! Amei esses textos. Muito obrigada,Aparecida, ricas informações. Estejamos atentos para auxiliarmos a quem precisar.