Vamos juntos combater a violência contra a Mulher?

por Mª Aparecida Costa

Em Agosto comemora-se o aniversário da Lei Maria da Penha” – Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006, criada com o objetivo de garantir proteção para as mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica.

A Lei recebe este nome em homenagem à Maria da Penha, farmacêutica cearense que lutou para que o marido fosse punido pelo tiro que a deixou em uma cadeira de rodas.

Maria da Penha – Grande Mulher que não se abateu diante da tragédia pessoal e hoje é uma das líderes do movimento em defesa dos direitos das Mulheres.

Falando em direitos, ainda há muito o que fazer. Os números de mulheres vítimas de violência aumentam assustadoramente. Em 2019 o Município de São Paulo teve um aumento de 44% nos casos de “feminicídio” comparados com o mesmo período do ano passado. Este ano 82 mulheres foram assassinadas na cidade – apenas pelo fato de serem mulheres.

Você sabe o que significa o termo feminicídio:

Homicídio cometido contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.”

A violência contra a mulher é um problema de saúde pública e atinge todas as classes sociais. A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 30% das mulheres sofreram algum tipo de violência de um parceiro sexual durante a vida.

A violência contra a mulher encontra raízes em sociedades em que os direitos masculinos prevalecem. Em uma cultura machista as mulheres são idealizadas com sentimento de posse e submissão: – “se não pode ser minha não será de mais ninguém”! É isto que precisa ser mudado urgentemente.

Um agravante que tem sido associado constantemente à prática da violência doméstica contra as mulheres é o uso e abuso de álcool. E por esta razão, o problema do alcoolismo e as consequências para as famílias é um tema que deve ser discutido e orientado.

Toda mulher tem direito a uma vida sem violência.

A informação é a grande aliada no combate à violência contra as mulheres:

Violência Física

Violência Sexual

Violência Moral

Violência Psicológica

Violência Patrimonial

Ao presenciar, ouvir, conversar sobre uma situação de violência contra a mulher Disque 180 ou ligue para a polícia Militar em sua cidade. Juntos podemos mudar este quadro. Juntos podemos salvar vidas!

O roxo e o lilás são cores utilizadas pelas mulheres em sua luta por cidadania. Suas vozes gritam para que a sociedade entenda de uma vez por todas que MULHER É SUJEITO DE DIREITO E PONTO!!

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário