O chocolate é inegavelmente um alimento atrativo e saboroso e está presente em quase todas as ocasiões, mas no período da Páscoa o estímulo ao consumo é muito maior.
São oferecidos vários tipos de chocolate como: ao leite, branco, meio amargo e recentemente apareceu no mercado o chocolate cacau 70%.
O chocolate cacau 70% é preparado com mais cacau e por isso oferece mais vantagens nutricionais.
A composição do chocolate guarda muitos segredos, mas em geral os grãos ou sementes do cacau são fermentados e secados ao sol, depois de limpos são assados e esmagados para a obtenção da pasta, massa ou licor de cacau, onde estão presentes os agentes nutricionais.
Fazem parte da fórmula do chocolate a massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar, leite, baunilha, sal, especiarias e óleos de essências.
Quanto mais massa de cacau entrar na receita do chocolate, mais saudável.
O chocolate ao leite contém em torno de 15 a 35% de massa de cacau, já o chocolate meio amargo contem mais massa de cacau, menos açúcar e leite e por isso é considerado mais saudável. O chocolate cacau 70% parece ser uma versão melhorada do chocolate meio amargo.
Na massa do cacau há substancias antioxidantes, como o flavonóide, muito benéfica a saúde humana, como por exemplo, diminuir a incidência e o desenvolvimento da arteriosclerose. Ela funciona como um filtro sangüíneo reduzindo a formação de placas de gordura e transformando o colesterol ‘ruim’ em substâncias benéficas para o bom funcionamento do coração. O flavonóide é também encontrado em vegetais e frutas. A mesma quantidade de flavonóide presente em uma barra pequena de chocolate meio amargo está em:
- Seis maças médias
- Quatro xícaras e meia de chá verde
- Vinte e oito taças de vinho branco
- Duas taças de vinho tinto
A massa de cacau oferece outros benefícios à saúde, como: ajudar na redução dos sintomas da TPM. Além disso, contem estimulantes alcalóides, como a teobromina e a cafeína. A teobromina favorece a atividade mental. A cafeína é conhecida como estimulante do sistema nervoso central que age sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.
O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar.
Comer chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência do organismo.
Não há duvidas que o consumo moderado de chocolate, em torno de 30g/dia, que contenha mais cacau, pode trazer benefícios a saúde, mas é importante estar atento a alguns detalhes:
- É um alimento extremamente calórico (611 cal em 100g) e pode levar a obesidade.
- Chocolate com mais massa de cacau (70% de cacau) tem um preço muito maior.
- Crianças podem comer chocolate, mas seu consumo não deve ser estimulado. O ideal seria oferecer complementando o lanche da manhã ou tarde.
Feliz Páscoa a todos!
Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista – CRN 3- 1579
e-mail:[email protected]