Conheça a diferença entre eles para a saúde do coração
O vinho tinto é famoso e reconhecido por conter substancias que protegem o coração contra doença arterial coronariana. Uma dúvida, que sempre aparece, é se o suco de uva integral ou mesmo a uva fresca teriam a mesma propriedade uma vez que todos provem da uva e nem todas as pessoas gostam ou podem beber vinho tinto.
Essa é uma dúvida interessante visto que a doença arterial coronariana, um tipo de doença do coração, é a primeira causa de morte nas sociedades modernas.
Antes de esclarecer essa dúvida, vale a pena conhecer um pouquinho dessa doença e das propriedades da uva e do vinho.
A doença arterial coronariana aparece quando ocorre o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, conhecido como aterosclerose, diminuindo seu calibre e dificultando a passagem do sangue.
O sangue carrega oxigênio, se ele não conseguir chegar até um órgão, esse ficará com “falta de ar”. Se esse órgão for o coração, pode aparecer a doença isquêmica do coração, ou seja, falta de oxigênio no musculo do coração. Tudo isso, ainda é mais agravado com a presença de pressão alta, LDL colesterol ruim alto e inflamação nas paredes dos vasos. Na presença dessa inflamação as gorduras se depositam com mais facilidade.
Proteger o coração significa reduzir a presença de gordura saturada e colesterol no sangue, evitar que as paredes dos vasos inflamem evitando assim, a formação de placas de gordura e reduzir ou controlar a pressão arterial.
Nesse momento aparece o vinho tinto e a uva. Cientistas estudaram os hábitos dos franceses, visto que eles consumiam muito queijo e manteiga (alimentos ricos em gordura) e apresentavam poucas mortes por doença arterial coronariana. O que eles perceberam é que os franceses bebiam habitualmente vinho tinto. Uma bebida feita a partir da uva escura e rica em flavonoides e que podiam ser os responsáveis pela proteção ao coração.
Então, vamos conhecer os flavonoides:
Os flavonoides estão presentes em muitos vegetais e frutas. Entre as frutas, a uva é uma das maiores fontes. Nela encontramos antocianinas, catequina, quercitina e resveratrol. Todas são substancias antioxidantes que evitam a inflamação dos vasos sanguíneos evitando a formação de placas de gordura e, também agem sobre a pressão arterial.
O resveratrol é a substancia mais famosa e está em maior concentração nas uvas de coloração vermelho escura do que nas uvas claras. Ele é produzido na casca da uva quando essa é agredida por fungos, por ataques mecânicos ou por extensa exposição ao sol. O resveratrol age como protetor, essa é a função dele.
Estudos mostram a ação do resveratrol no nosso corpo:
- Diminui o acúmulo de gordura no soro sanguíneo e a formação de placas de gordura;
- Aumenta o HDL_colesterol bom, que ajuda a remover o colesterol ruim do sangue e a prevenir a obstrução das artérias;
- Protege as paredes dos vasos sanguíneos contra inflamação e
- Reduz a pressão arterial.
Os flavonoides estão presentes nas uvas, no suco integral de uva e no vinho tinto. Mas vejam que interessante: há mais flavonoides no suco de uva do que no vinho tinto, contudo, alguns estudos mostram os mesmos efeitos de proteção para quem bebe vinho tinto ou suco de uva, enquanto outros estudos não confirmam essa ação para suco de uva.
Os estudos que mostram os mesmos efeitos benéficos no uso de vinho tinto ou suco de uva, sugerem o consumo de 30 ml de suco de uva ou vinho tinto ou 15 bagos de uvas por dia, mas respeitando recomendação de não ultrapassar 100 ml de vinho para mulheres e 200 ml para homens.
Já outros estudos sugerem que o álcool presente no vinho, possa fazer a diferença graças a sua ação cardiovascular protetora, mas que deve ser usado com cautela devido aos efeitos deletérios do álcool.
Vale lembrar que nenhum alimento, de forma isolada, é capaz de prevenir ou controlar doenças. O ideal é manter uma alimentação saudável e equilibrada.
Para quem está preocupado em controlar o peso, cuidado com as calorias do vinho, já o consumo da uva ou do seu suco podem substituir uma das três porções de frutas recomendadas por dia para uma alimentação saudável.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
e-mail:[email protected]