Permita ver-se através de olhares amorosos de outros

por Mª Aparecida Costa

Semana passada estava eu em um ônibus lotado, uma senhora tropeça e quase cai. Olhei-a nos olhos e destinei aquele que considerei o melhor dos meus sorrisos. Ela se aproxima e desafiadora sussurra – Você está rindo de que?

Se atendesse ao meu primeiro ímpeto, perguntaria – Como pode alguém confundir solidariedade com deboche? Me contenho e antes que ela esboce qualquer outra reação esclareço: – Não estou rindo de você, estou sorrindo para você!!

Seus lábios ensaiam um sorriso tímido e desconcertado, mas em seus olhos vejo a surpresa de quem aprendeu, no convívio das grandes cidades que é mais fácil desconfiar que entregar, criticar que elogiar, exigir que facilitar.

Aprendemos, por defesa a pouco esperar e ofertar ao outro. Nesta sintonia, olhar para alguém com afeto e flagrar um olhar de reciprocidade é quase um fenômeno.

Há momentos em que o olhar amoroso de alguém rebate e não faz eco em nossos corações porque contradiz com o que pensamos de nós mesmos. O olhar externo muitas vezes alerta para aquilo de bom que temos e que estamos relutando em acreditar.


Flagrar reconhecimento no olhar do outro bem que podia ser natural, diário e corriqueiro. Há olhares que mimam em silêncio e dizem o quanto você é especial. Acreditar na mensagem que se expressa na luz destes olhares ajuda a retomar o rumo e o prumo de nossas vidas.

Faz perceber a sua importância, com seus erros e acertos, com suas qualidades e defeitos, com o seu jeito único e especial de ser. Mas, acredite só faz sentido quando você se deixa contaminar com o amor do outro e permite fortalecer o amor próprio.

Inspire a sensação de sentir-se valorizado em olhos amorosos de crianças, animais, amigos ou desconhecidos gentis, embriague-se com este olhar, interiorize este amor, adicione autoestima… sinta e ressinta. Encharque seu coração com este sentimento. Imagine envolver-se em amor como um banhista encharca-se na água de uma piscina. 

Aproveite para reciclar sensações, expirar, colocar para fora sentimentos e crenças negativas. Abra os olhos para ver a sua beleza e a beleza da vida, reconheça seu valor.

E no que me diz respeito, quero me fartar de olhares afetuosos, me abrigar neles e nunca cansar de ver minha imagem refletida em olhos amigos, onde quer que esteja. Permitir ressenti-los diariamente… a todo momento!

Por Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública aposentada pela PMSP. Especialização em Gerontologia

Apoio: Antonio Luiz Santos

Talvez você também goste...

2 comentários

Marta Luciana Rocha 10.fev.2019 - 22:54

Amei!! É extamente isso.

Responder
Tânia 12.fev.2019 - 23:48

Muito sensível esse texto! Quem nos dera receber olhares doces e atentos a cada dia! É um afago necessário e prazeroso!

Responder

Deixar um Comentário