Essa é a pergunta mais presente na mente das pessoas preocupadas com o peso e a boa forma: O que faço com a dieta nesta época do ano?
Eu posso responder de diferentes maneiras, pois as pessoas apresentam diferentes comportamentos e as dicas são diferentes para cada uma delas.
Antes de falar disso acho que vale pena ressaltar: A gente não fica obesa de uma semana para outra, no geral o máximo que se pode ganhar são uns poucos quilos, o ideal seria se preocupar com a alimentação no dia a dia durante o ano inteiro e deixar para se permitir alguns exageros nesta época do ano.
Aqui vão algumas dicas, veja qual se enquadra melhor para o seu jeito de ser:
Para quem quer manter o peso ou precisa eliminar só alguns quilos:
É claro que a ideia não é exagerar nestes dias, mas sim escolher um dia na semana do natal, outro no ano novo e umas duas confraternizações para sair da rotina, aproveitando aqueles pratos salgados, sobremesas elaboradas ou mesmo alguns drinks que valem muito a pena e ganhar o mínimo de peso que logo pode ser eliminado.
Para aquelas pessoas que costumam praticar exercícios físicos regularmente uma sugestão seria se programar para descansar no máximo duas semanas.
Quando se para por um mês é comum acabar estendendo esse “descanso” um pouco mais e pronto, pode-se perder o ânimo e desistir e, toda vez que tentamos retomar alguma atividade, são necessárias energias extras, podendo ficar mais difícil recomeçar, por isso não deixe de fazer exercícios físicos.
Para quem precisa eliminar muito peso ou está pensando em começar a se preocupar um pouco mais com a alimentação, as dicas são:
- No momento da ceia ou almoço pense como se estivesse no dia a dia! Um prato equilibrado, metade do prato com salada, escolha apenas um prato principal (Chester, bacalhoada, pernil….) e por fim, escolha um carboidrato como arroz, farofa ou batata! Tente não colocar no prato mais do que come habitualmente.
- Bebidas alcoólicas são muito calóricas, caso você prefira exagerar um pouco mais na alimentação, economize no consumo de bebida. Cerveja são menos calóricas, mas seu consumo pode ser grande. Vinho tinto ou branco, vodka, saquê e cachaça são mais calóricos, mas como são bebidas fortes o consumo pode ser menor.
- Evite beliscar. Vá direto para o Jantar. Beliscar costuma enganar os olhos e a barriga. Não se consegue perceber o quanto comeu e não dá muita saciedade, assim acaba comendo tudo que se colocou no prato no jantar ou almoço. Em geral os petiscos como castanhas, queijos, bolinho de bacalhau, etc, tudo muito calóricos. Economize aqui!
- Recuse o que te oferecem e que não esteja entre suas escolhas: É comum a pessoa insistir para você provar o prato que ela mesma preparou e que não estava nos seus planos comer, mas, por educação, você acaba aceitando. Vamos combinar que isso não vale a pena, então procure ser seletiva quanto ao que te oferecem e priorize aquilo que mais lhe apetece. Diga que irá provar depois!
- Que tal confraternizar mais e aproveitar a festa. Festa não deveria ser sinônimo de comilança sem limites. Comer faz parte, mas não é o mais importante. Muitos pratos natalinos podem ser preparados durante o ano, por isso não há necessidade de se comer de tudo. Faça suas escolhas conscientes e aprecie sem moderação a companhia das pessoas.
Boas festas!
Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha