Você sabe o que é Mindful eating – Alimentação Consciente?

por Mª Aparecida Costa

Mindful eating! O que é isso?

Profissionais da nutrição comportamental vêm desenvolvendo uma estratégia para chamar a atenção à “Alimentação Consciente”, ou seja, ao prazer de simplesmente comer e beber, estando atento aos pensamentos, às sensações físicas e as emoções que estão presentes nesse momento da refeição.

Esta estratégia está baseada na técnica mindfulness (meditação que desperta a atenção para o momento presente) e está sendo chamada de Mindful eating (comer com atenção plena) e visa melhorar a relação com os alimentos e consigo mesmo e assim conseguir perder peso.

No mindful eating, pessoas que desejam emagrecer deveriam se perguntar:

  • Minhas emoções podem estar sabotando minha alimentação e me fazendo ganhar peso?
  • As dietas impostas ou as propagadas da mídia estão interferindo na minha relação com os alimentos?
  • Sentimentos de vergonha e culpas podem estar presentes na hora que vou comer?

Se você respondeu sim para pelo menos uma das perguntas acima então vale a pena experimentar esta técnica. Fica claro que o ato de comer não se trata só de uma questão de repor nutrientes, mas também não deveria ser utilizado como forma de compensar frustrações.

Na hora de comer, o importante é estar atento ao que se leva a boca, saborear os alimentos, estar presente, ter equilíbrio, fazer escolhas sábias e aprendendo trocar o conceito de “não pode” por “quanto pode”. Um resumo desse conceito: “comer com atenção plena” está representado na figura abaixo:

 

Comer com consciência estimula o prazer de comer sem culpa, curtindo plenamente o momento e o alimento, sem estar pensando nas pendências do dia a dia, aos problemas de relacionamento e tudo mais que está ao redor e que possa interferir na alimentação. Como funciona:

  1. Escolha um pedaço de alimento, como maçã, nozes ou até chocolate.
  2. Olhe para ele: cor, forma, textura.
  3. Sinta o cheiro e veja como isso te afeta
  4. Coloque na boca e movimente-o com a língua em todas as direções da boca
  5. Não morda, apenas sinta a textura, o sabor e perceba a salivação
  6. Mastigue o alimento vagarosamente, sentindo a textura modificar com a mastigação.
  7. Engula devagar, sentindo a sensação do alimento passando pela garganta
  8. Diga o nome do alimento que você acabou de comer
  9. Pratique esse exercício pelo menos uma vez em cada refeição

Desta forma você estará prestando atenção no que está comendo e isso favorecerá a sensação de saciedade. Ao melhorar a relação com a comida, a perda de peso vem de bônus, e de forma sustentável.

Comer com consciência te levará a pensar mais na hora de fazer o prato, avaliar melhor suas escolhas e o tamanho da fome. “Quanto estou com fome”? “ou” Preciso mesmo de toda essa comida?” Tente diferenciar a fome física da fome emocional.

Muitas vezes o “vazio” no estomago tem a ver com frustração, raiva, estresse, tristeza. Sair em busca de algo para comer, nesse momento pode ser um sinal que você está usando o alimento de uma forma indevida. Procure resolver essa questão de um jeito mais resolutivo sem ser comendo.

É claro que dieta e prescrição nutricional, feita por nutricionistas são muito importante para tratar certas doenças, nas quais alguns nutrientes e/ou alimentos precisam ser restringidos, mas de uma forma geral as pessoas que querem emagrecer podem se beneficiam com essa pratica de “comer com atenção plena”.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3- 1579

e-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário