Essa pergunta não possui uma única resposta como: Sim ou Não! O mais correto é dizer: depende!
Conhecer os bons e os maus resultados desse hábito pode ajudar a se decidir se ele é saudável ou não e até despertar a curiosidade dos mais distraídos que simplesmente abrem a embalagem do chiclete e colocam-no na boca ou, oferecem as crianças, sem imaginar o que isso pode provocar.
A relação mais direta do chiclete com a saúde tem a ver com a mastigação constante que ele exige, com a frequência e o tempo que ele fica na boca e são nestes pontos que entram os benefícios ou os prejuízos, sem mencionar a composição deles, como: ter ou não açúcar, corantes, aromatizantes e outras substâncias.
Pensar em mascar chiclete não é só se divertir com a liberação de açúcar na boca, sentindo seus sabores preferidos, tem algo a mais e é bom saber disso!
Vantagens para a saúde:
- Ajuda a relaxar, alivia a tensão melhora a concentração e ajuda a pessoa manter-se alerta. Efeitos do movimento que o músculo faz para mastigar.
- Ajuda a evitar cáries (os sem açúcar) porque aumenta a produção de saliva e diminui a acidez na boca, protegendo os dentes de substâncias causadoras de cáries, segundo informações da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde*, e isso pode ajudar a ter um bom hálito, mas não substitui a escovação.
- Indicado para quem tem deficiência na musculatura responsável pela mastigação ou para quem produz pouca saliva.
- Mascar chiclete produz um benefício que vai além de diminuir o atrito com os dentes e agir como agente de limpeza, diz o Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente- NESA*, o movimento repetitivo da mandíbula aumenta a velocidade da mastigação, aumenta à capacidade de aprendizado e ativa a frequência cardíaca que eleva o bombeamento de sangue, ajudando as células a receberem mais oxigênio.
- Se for engolido não será digerido (eliminado inteiro pelas fezes). Preferível oferecer somente para criança acima de 2 anos.
- Pode ajudar as pessoas com vontade excessiva de comer doces calóricos e guloseimas nada nutritivas a driblar essa vontade, evitando ganhar peso. Ao invés de comer o doce, mascam chiclete.
- Pode ajudar a acalmar os ânimos e aliviar a vontade de comer, quando o estresse provoca compulsão por alimentos.
Prejuízos para a saúde:
- Pode causar dor no estomago ou gastrite, e é desaconselhável para quem já sofre deste mal. A mastigação constante anuncia ao estomago a chegada de alimentos, assim há aumento na produção de suco gástrico.
- Pode aumentar os gases presentes no intestino, é comum engolir ar enquanto se mastiga.
- Não ajuda emagrecer. Nenhum estudo provou que mascar chiclete minutos antes da refeição diminui a motivação para comer ou a ajudar a comer menos.
- Pode atrapalhar um bom hábito que é comer a cada 3 horas, ou seja, favorece intervalos maiores entre as refeições e quando for comer está com muita fome.
- Pode atrapalhar na qualidade da alimentação. Um estudo americano mostrou que mastigar chiclete sabor menta diminui a vontade de comer frutas.
- Mastigação excessiva pode causar incomodo as articulações maxilares, máximo 2 chicletes/dia.
Já existem chicletes com outras “intenções” como os que contem nicotina, cafeína, vitaminas e até substancias clareadoras de dente, quem sabe chegaremos a conhecer chicletes com medicamentos!
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail:[email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha
*www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/